NotÃcias
24.03.2010Mostra francesa de cinema faz homenagem ao teatro
Neste mês em que as artes se voltam para comemorar o Dia Universal do Teatro, 21 de março, o cinema também rende sua homenagem a esta que é uma das mais antigas diversões da humanidade. Os mais belos filmes sobre teatro produzidos na França vão ser exibidos na Cinemateca de Curitiba do dia 26 de março a 1º de abril, numa realização da Fundação Cultural de Curitiba e da Embaixada da França no Brasil, por meio da sua Cinemateca, juntamente com a instituição Cultures France.
A “Mostra do Palco à Tela”, a partir da produção de renomados diretores franceses como Patrice Chéreau, traz, gratuitamente a Curitiba, gravações de espetáculos teatrais adaptados para o cinema, além de documentários sobre o teatro. É a essa arte milenar, que nos proporciona entrar na vida de um personagem, faz rir e chorar, vivenciar tragédia e comédia, que a Cinemateca mostra seu encantamento e faz questão de homenagear.
O filme que abre a mostra chama-se Uma outra sólida, documentário de 1996, com 78’, que retrata essencialmente o processo de concepção e elaboração da terceira encenação de Patrice Chéreau para Dans la solitude dês champs de cotton (Na Solidão dos Campos de Algodão), de Bernanrd Marie Koltés. Escrita em 1986, o autor francês, como em outras obras, tematiza a solidão.
O documentário deixa à mostra a falta de ação evidenciada - o texto de Koltés é construído a partir de extensos monólogos e o conflito se estabelece até o final pela contraposição dos discursos dos dois atores. Em meio à conversa dos personagens, é como se em alguns momentos os papéis se invertessem. Fica difícil saber quem é quem, qual é o papel ocupado numa sociedade que tanto pode definir identidades como subvertê-las. Tráfico de droga ou de sexo, o texto não explicita as motivações nem o local onde se dá o encontro dos dois homens. Sem nome e sem referências passadas explícitas, é por meio da palavra que eles expõem um jogo feito apenas de sugestões. O processo de elaboração da peça, que foi encenada pela primeira vez por Patrice Chéreau no teatro Amandiers Nanterre, poderá ser “dissecado” no documentário que a Cinemateca de Curitiba apresenta dia 26, às 16h com reprise no dia 1º de abril, às 20h.
A programação completa da mostra você confere no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.
Serviço:
Mostra do Palco à Tela – Filmes franceses sobre teatro
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Data e horário: 26 de março a 1º de abril – às 16h e às 20h
Informações: 3321-3252
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no GuaÃra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito