05.07.2022Mostra de Cinemas Africanos será exibida no Cine Passeio e na Cinemateca

A partir desta quinta-feira (7/7), Curitiba recebe pela primeira vez a Mostra de Cinemas Africanos, dedicada à exibição e discussão de filmes dos diversos países e culturas da África. A mostra com entrada grátis será exibida em dois espaços da Fundação Cultural de Curitiba: Cine Passeio e na Cinemateca de Curitiba.

Até a próxima quarta-feira (13/7), serão exibidos 34 filmes, curtas e longas, de 13 países africanos, além de oficinas e mesas redondas que também integram sua programação.

A edição que chega a Curitiba será realizada simultaneamente em São Paulo (SP), contando também com sessões on-line pela plataforma Sesc Digital. O evento é realizado anualmente desde 2018, e já passou pelas cidades de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Poços de Caldas (MG), além da capital paulista.

O filme que abre a mostra na quinta-feira (7/3) é o documentário camaronês Afrique, Je te Plumerai e será exibido às 19h50, no Cine Passeio.

Clássico na abertura

Considerado um clássico do cinema africano, o filme de abertura, cujo título em francês se traduz para algo como “África, eu te depenarei”, conta um pouco da história de Camarões, nação que já foi conquistada por três potências europeias (Alemanha, França e Reino Unido), e retrata os danos causados às sociedades africanas pelo colonialismo, além das lutas e repressões impostas sobre os seus povos durante o processo de libertação. A projeção será seguida de uma rodada de perguntas e respostas (Q&A) com o diretor Jean-Marie Teno.

Os outros longas da mostra incluem Otiti, da Nigéria, Boa Senhora, da África do Sul, Caminhar sobre a Água, do Níger, Lingui, do Chade, Geada de Netuno, de Ruanda, e Contos da Cidade Acidental, do Quênia, além de Nós, filme francês dirigido por Alice Diop, que é filha de senegaleses. Também haverá quatro sessões de curtas, incluindo uma seleção de curtas angolanos e uma do acervo da Cinemateca Francesa (programação completa no final do texto).

Um destaque da mostra será a participação das realizadoras dos filmes exibidos. Uma convidada é a diretora de Contos da Cidade Acidental, Maimouna Jallow, que ministrará a oficina gratuita Eu, você, nós: Contando histórias através de nossos corpos, alma e voz, que acontece de sexta à sábado (8 à 10). Também participando das atividades da mostra está a diretora franco-senegalesa Aïssa Maïga, diretora de Caminhar sobre a Água, que fará parte da mesa Reflexões sobre a representação da mulher negra no audiovisual, no sábado (9/7).

Além disso, Maimouna e Aïssa, juntas com Jenna Bass e Babalwa Baartman, de Boa Senhora, e com Ema Edosio, diretora de Otiti, participarão de um encontro com o tema Produção Independente no contexto Africano, no domingo (10/7) às 18h. Todas as oficinas e mesas serão realizadas no espaço Valêncio Xavier, no subsolo do Cine Passeio.

Serviço:

Cine Passeio: R. Riachuelo 410 – Centro
Cinemateca de Curitiba: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Dia 7 (quinta-feira)
19h50: Afrique, je te plumerai + Q&A com Jean-Marie Teno

Dia 8 (sexta-feira)
10h30 às 12h30 MASTERCLASS: Jean-Marie Teno Apresenta Curtas do Projeto Patrimoines-Heritage
Sede do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná – Boqueirão.

14h30 às 17h30 OFICINA: Eu | Você | Nós – Contando histórias através de nossos corpos, alma e voz – Oficina de Criação de Narrativas. Ministrante Maïmouna Jallow. (para inscritos)

19h50: Contos da Cidade Acidental + Q&A Maïmouna Jallow

Dia 9 (sábado)
10h às 13h OFICINA: Eu | Você | Nós – Contando histórias através de nossos corpos, alma e voz – Oficina de Criação de Narrativas. Ministrante Maïmouna Jallow. (para inscritos)

14h30 – Sessão de Curtas: Fragmentos da história: singularidades e conjunções; Blaké; Cai-Ber; O futuro não é mais como antes; Praga sob a oliveira; Na superfície e Astel
Cinemateca de Curitiba

16:30 – Boa Senhora + Q&A com Jenna Bass e Babalwa Baartman (Mediação em parceria com o Cineclube do Atalante)
Cinemateca de Curitiba

18:45 MESA: Reflexões sobre a representação da mulher negra no audiovisual. Com Aïssa Maïga, mediação de Bea Gerolin. Cine Passeio/Estúdio Valêncio Xavier

19h50 – Caminhar sobre a Água + Q&A com Aïssa Maïga
Cine Passeio.

Dia 10 (domingo)
10h às 13h – Eu | Você | Nós – Contando histórias através de nossos corpos, alma e voz
Oficina de Criação de Narrativas. Ministrante Maïmouna Jallow. (para inscritos)

14h – Geada de Netuno
Cinemateca de Curitiba.

16h – Curtas: Fragmentos do porvir: aqui nos encontramos. VIRGO: Long Story Short; Agora ou nunca, papi; Yamb; Memória; A pedra preciosa; O que você sonhou?
Cinemateca de Curitiba

18h Mesa: Produção Independente no contexto Africano. Com Aïssa Maïga, Babalwa Baartman, Ema Edosio, Jenna Bass e Maïmona Jallow, mediação de Kariny Martins
Cine Passeio/Estúdio Valêncio Xavier.

19h50 – Otiti + Q&A com Ema Edosio

Dia 12 (terça-feira)