21.07.2025Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba

Oito dias de sessões, nove filmes exibidos e 703 espectadores. A Mostra Akira Kurosawa, que ocupou a Cinemateca de Curitiba entre os dias 12 e 20 de julho, foi um dos grandes destaques da programação gratuita do mês de julho da Fundação Cultural de Curitiba. A homenagem ao diretor japonês, considerado um dos maiores nomes da história do cinema, apresentou ao público que lotou a sala de cinema da Prefeitura diferentes fases de sua carreira cinematográfica.

Além da qualidade técnica e narrativa das obras, o que chamou atenção foi o perfil da plateia. Em muitas sessões, o público jovem, entre 20 e 30 anos, predominou nas 100 poltronas da sala de projeção da Cinemateca de Curitiba. A mostra exibiu títulos clássicos, como Rashomon, Os Sete Samurais e Viver, além de obras mais tardias e poéticas, como Sonhos e Rapsódia em Agosto.

A Cinemateca tem apostado em programações diversificadas, que vão do cinema experimental ao clássico, passando por mostras temáticas e produções locais. A resposta do público à Mostra Kurosawa é também um reflexo desse trabalho contínuo de resgate e de formação de público.

Após o sucesso da Mostra Akira Kurosawa, a Cinemateca de Curitiba dá continuidade à sua programação gratuita de julho com mais duas atrações imperdíveis para cinéfilos e curiosos.

Jacques Tati na tela grande

De 24 a 27 de julho, a Mostra Jacques Tati promete ser outro sucesso de público. A programação apresenta quatro sessões dedicadas ao mestre francês da comédia visual. Os filmes estrelados e dirigidos por Tati são conhecidos pelo humor delicado, pela crítica à modernidade e pela composição precisa dos quadros.

O destaque é Playtime – Tempo de Diversão (1967), considerado sua obra-prima. Também serão exibidos Meu Tio (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), As Férias do Sr. Hulot e uma sessão surpresa no sábado (26/7).

Pan-Cinema: o Japão contemporâneo em foco

Fechando o mês, o Pan-Cinema – Curitiba Int’l Exp Film Festival retorna com uma edição voltada ao cinema experimental japonês. A programação começa no dia 31 de julho com uma seleção de novos filmes do diretor Takashi Makino, nome de referência no gênero.

Com a programação seguindo até o dia 3 de agosto, o festival exibe produções de artistas como Rei Hayama e apresenta o programa Essencialmente sem Essência, com curadoria de Tetsuya Maruyama. Além dos filmes, estão previstas oficinas, debates e masterclasses, incluindo uma aula especial com Makino no dia 2 de agosto. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço:


Próximas Mostras na Cinemateca de Curitiba

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
Entrada grátis

Mostra Jacques Tati

24 a 27 de julho

Programação
24/7 (quinta-feira), 19h
Meu Tio (1958, 117 min)

25/7 (sexta-feira), 19h
As Férias do Sr. Hulot (1953, 116 min)

26/7 (sábado), 19h
Sessão Surpresa

27/7 (domingo), 18h
Playtime – Tempo de Diversão (1967, 155 min)

Pan-Cinema – Curitiba Int’l Exp Film Festival | Foco: Japão

31 de julho a 3 de agosto

Programação
31/7 (quinta-feira), 19h
Programa Takashi Makino: Novos Filmes

1/8 (sexta-feira), 16h
Rei Hayama: Their Birds

2/8 (sábado), 9h
Masterclass com Takashi Makino

2/8, 19h
Obras-primas em 3D de Takashi Makino

3/8 (domingo), 18h30
Takashi Makino: 100 Years + Memento Stella (com performance ao vivo)

 

Compartilhe:

imprimir voltar