01.06.2010Morre um dos símbolos da literatura brasileira

A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do escritor Wilson Bueno, ocorrida nesta segunda-feira. Um dos nomes mais expressivos do circuito literário curitibano, Wilson Bueno mostrou à cidade sua forma de fazer vanguarda e experimentação. Como criador e editor do jornal literário Nicolau, no período entre 1987 e 1995, abriu espaço para escritores, poetas, cineastas e artistas plásticos que não tinham lugar na mídia.

"É impossível falar de cultura em Curitiba sem destacar a participação ativa e ousada de Wilson Bueno. Ele foi um grande colaborador da Fundação Cultural em muitas ações, e um dos autores que mais contribuíram para o fortalecimento da literatura na cidade", destaca Paulino Viapiana, presidente da FCC.

O meio literário brasileiro sentirá a sua ausência, mas seu talento permanecerá nos treze livros publicados no Brasil, México e Argentina. Publicações como Bolero’s Bar, com a qual estreou na ficção, em 1986, ou A copista de Kafka, série de contos independentes escritos em 2007 que criam um painel amplo e o aproxima do romance. "Só podemos lamentar esta tragédia e a falta que este grande escritor fará, principalmente neste momento em que assumimos um grande compromisso de transformar Curitiba numa cidade leitora. Sua participação seria fundamental neste processo", conclui Viapiana.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar