NotÃcias
14.12.2009Ministro ucraniano inaugura monumento no Parque Tingui
Memorial Ucraniano ganha monumento em homenagem às milhares de pessoas que morreram na Ucrânia, em genocídio na década de 30
O Ministro da Educação e Cultura da Ucrânia, Vasyl Vovkun, inaugurou na última sexta-feira (11), no Memorial Ucraniano (Parque Tingui), um monumento em homenagem às vítimas do Holodomor, nome atribuído à fome com caráter de genocídio que devastou o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada à URSS), nos anos de 1932 e 1933. O acontecimento - também conhecido por Grande Fome da Ucrânia - representou um dos mais trágicos capítulos da história daquele país e provocou a morte de milhares de pessoas. Ainda em Curitiba, na sede da Prefeitura Municipal, o Ministro foi recebido pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e pelo secretário municipal de relações internacionais, Eduardo Lopes Pereira Guimarães. O ministro veio em visita oficial ao Brasil, seguindo determinação tomada depois da recente visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva à Ucrânia, quando foi estabelecida a intensificação das relações entre os dois países, não só na área econômica como também na cultural e de turismo. "O estado do Paraná tem uma forte colonização ucraniana, e Curitiba é um dos principais polos de encontro de descendentes no país", afirmou o ministro.
Durante o encontro, o ministro quis saber detalhes do trabalho cultural realizado na cidade por meio da Fundação Cultural, mostrando-se bastante interessado no processo da lei municipal de incentivo à cultura. "Na Ucrânia não temos um mecanismo como este", explicou. O embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Lakomov, também presente ao encontro, destacou que devem ser realizados projetos conjuntos entre os dois países, nas áreas de turismo e cultura, para os 120 anos da imigração ucraniana no Brasil, que serão comemorados em 2011.
Acompanharam a visita Yurli Sávchuk, integrante do Ministério da Educação e Cultura da Ucrânia, a cônsul da Ucrânia em Curitiba, Larysa Myoronenko, o presidente da representação central ucraniano-brasileira, Vitorio Sorotiuk, e o cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski. Depois da visita à prefeitura, o ministro foi à Cinemateca de Curitiba, onde assistiu ao documentário Made in Ucrânia, dirigido por Guto Pasko. O filme resgata a história da imigração ucraniana no Paraná.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artÃstica em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas