12.07.2010Milhares de pessoas prestigiam concerto da Camerata em Campos do Jordão

Milhares de pessoas assistiram ao concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, no último sábado (10), no 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sob a regência do maestro Wagner Polistchuk, a Camerata fez uma apresentação ao ar livre, na Praça do Capivari, uma das mais movimentadas da cidade e palco de algumas das principais atrações do festival.

“A receptividade foi muito boa e ficamos impressionados com o interesse do público pela nossa apresentação”, disse o maestro Wagner Polistchuk, diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba. “Participar desse festival é sempre muito importante, pois Campos do Jordão é uma vitrine dos melhores trabalhos musicais desenvolvidos no país”, afirmou.

Segundo Polistchuk, o repertório agradou muito, pois trouxe inovações. As Bachianas nº 9, composição conhecida de Heitor Villa-Lobos, foi apresentada numa versão que reuniu coro e orquestra. “Normalmente, ela é executada só com coro ou só com orquestra”, explicou. Outras novidades apresentadas pela Camerata foram as obras de temática indígena – “Os Sertanistas Brasileiros” e “Tonorubá”, dos autores brasileiros Hudson Nogueira e Dimitri Cervo.

De acordo com o violinista Francisco de Freitas Jr., coordenador da orquestra, voltar a Campos do Jordão foi um prazer para os músicos. “Temos um histórico de participações no festival, mas não tocávamos em Campos do Jordão desde 2002. Esse retorno mostrou que nosso grupo é bastante reconhecido em São Paulo”, disse. Para Freitas, o repertório escolhido também foi bem adaptado a concertos ao ar livre, o que garantiu o sucesso da apresentação.

O concerto foi prestigiado pela irmã Rosana Ghedin, diretora presidente da Organização Social de Cultura Santa Marcelina, realizadora do evento, e pelo diretor executivo do Festival de Campos do Jordão, Paulo Zuben. Também acompanharam a apresentação os diretores da Fundação Cultural de Curitiba, Janine Malanski, diretora de Marketing, Nilton Cordoni Jr. , diretor administrativo e financeiro, Ulisses Iarochinski, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e a coordenadora de Música, Janete Andrade.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar