Notícias
12.07.2010Milhares de pessoas prestigiam concerto da Camerata em Campos do Jordão
Milhares de pessoas assistiram ao concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, no último sábado (10), no 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sob a regência do maestro Wagner Polistchuk, a Camerata fez uma apresentação ao ar livre, na Praça do Capivari, uma das mais movimentadas da cidade e palco de algumas das principais atrações do festival.
“A receptividade foi muito boa e ficamos impressionados com o interesse do público pela nossa apresentação”, disse o maestro Wagner Polistchuk, diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba. “Participar desse festival é sempre muito importante, pois Campos do Jordão é uma vitrine dos melhores trabalhos musicais desenvolvidos no país”, afirmou.
Segundo Polistchuk, o repertório agradou muito, pois trouxe inovações. As Bachianas nº 9, composição conhecida de Heitor Villa-Lobos, foi apresentada numa versão que reuniu coro e orquestra. “Normalmente, ela é executada só com coro ou só com orquestra”, explicou. Outras novidades apresentadas pela Camerata foram as obras de temática indígena – “Os Sertanistas Brasileiros” e “Tonorubá”, dos autores brasileiros Hudson Nogueira e Dimitri Cervo.
De acordo com o violinista Francisco de Freitas Jr., coordenador da orquestra, voltar a Campos do Jordão foi um prazer para os músicos. “Temos um histórico de participações no festival, mas não tocávamos em Campos do Jordão desde 2002. Esse retorno mostrou que nosso grupo é bastante reconhecido em São Paulo”, disse. Para Freitas, o repertório escolhido também foi bem adaptado a concertos ao ar livre, o que garantiu o sucesso da apresentação.
O concerto foi prestigiado pela irmã Rosana Ghedin, diretora presidente da Organização Social de Cultura Santa Marcelina, realizadora do evento, e pelo diretor executivo do Festival de Campos do Jordão, Paulo Zuben. Também acompanharam a apresentação os diretores da Fundação Cultural de Curitiba, Janine Malanski, diretora de Marketing, Nilton Cordoni Jr. , diretor administrativo e financeiro, Ulisses Iarochinski, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e a coordenadora de Música, Janete Andrade.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista