07.11.2013Memorial de Curitiba recebe ação de tapeart

Ontem (06), Curitiba recebeu a última ação de tapeart da Corrente Cultural, que acontece entre os dias 3 e 10 de novembro. O local escolhido foi a fachada do Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.O trabalho foirealizado mais uma vez pelo grafiteiro e artista urbano Michael Devis, quefaz uso da nova técnica de arte urbana, que usa fita adesiva para realizar os desenhos.

Além do Memorial – que receberá dois palcos da Corrente Cultural (confira a programação em correntecultural.com.br) – outras nove estações-tubo da cidade receberam os desenhos em grandes dimensões feitos com um tipo de fita adesiva colorida: praças Rui Barbosa, Osório, Eufrásio Correia, Carlos Gomes, Tiradentes, Terminal Guadalupe, Círculo Militar, Vila Osternak(Bairro Novo) e Praça Ucrânia.

“Além de transformarmos a cidade em uma galeria a céu aberto, um dos objetivos da Corrente Cultural, a ação teve um ótimo efeito de marketing, especialmente na pré-divulgação da Corrente. Chamou a atenção de forma muito positiva por se tratar de arte urbana de qualidade realizada em um dos símbolos da cidade, as estações-tubo”, avalia o diretor de Comunicação da Fundação Cultural de Curitiba, Diogo Dreyer. Ele conta que a repercussão foi tão positiva que outra cidades, como o município de Santos (SP), irão replicar a iniciativa.

A ação contou com o patrocínio da empresa fabricante do material – TESA, que forneceu as fitas e pagou o cachê do artista. “Essa parceria é muito interessante, pois leva a arte para as ruas e ao mesmo tempo possibilita uma renovação do espaço urbano, sem custos para a cidade”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

A iniciativa é pioneira no país. Michael Devis conheceu a nova técnica, já desenvolvida na Europa e nos Estados Unidos, pela internet. Pesquisou, aprofundou-se no tema e agora apresenta a proposta inédita na Corrente Cultural 2013. “A receptividade tem sido muito boa. Não só dos passageiros que acompanham a realização do trabalho nos pontos de ônibus, mas também dos internautas nas redes sociais. Todo mundo está comentando”, comemora Michael.

A Corrente Cultural 2013 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros. Mais informações em www.correntecultural.com.br.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar