11.12.2012Memorial de Curitiba abriga ações culturais e solidárias

A Fundação Cultural de Curitiba cedeu o Memorial de Curitiba para a realização do evento “CulturElo”, que neste sábado (15) reúne os 800 jovens que integram o programa de aprendizagem da ONG Elo Apoio Social e Ambiental. Das 8h às 14h, serão desenvolvidas atividades culturais e solidárias, contando com a presença de artistas convidados. Um dos destaques do encontro fica por conta da Gincana Solidária entre as turmas de aprendizes.

Durante um mês, os jovens arrecadaram produtos para doação a uma instituição social, escolhida pelos próprios aprendizes – a ACOA (Associação Curitibana dos Órfãos da AIDS). As atividades recreativas desenvolvidas no “CulturElo” somarão pontos para a Gincana Solidária, e cada ponto será revertido em doações para a ACOA.

Além da gincana, uma série de ações culturais integram o programa, com apresentações de artistas como Moacir Reis, com o personagem “O Menestrel”, e o Trio Curucaca. Também acontece uma mostra de talentos revelados entre os aprendizes, com apresentações de música e dança. A lista de atrações inclui concursos como o “Garoto e Garota Elo”.

O “CulturElo” encerra o ano letivo do curso de Qualificação Profissional da Elo Apoio, que é vinculado à Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00, decreto 5.598/05). Nesse programa participam atualmente 800 jovens de 14 anos a 18 anos, que têm a oportunidade de atuar no setor administrativo de grandes empresas, recebendo remuneração mensal e com possibilidade de efetivação após os 21 meses de programa.
Em paralelo, os jovens frequentam curso aos sábados, quando recebem noções sobre mercado de trabalho, com conteúdos sobre finanças, contabilidade, informática, gestão, postura, comunicação e meio ambiente, além de aulas lúdicas, nas quais desenvolvem aptidões na área cultural, abrangendo música, literatura, teatro e poesia, entre outros. O resultado das aulas de leitura realizadas com os aprendizes poderá ser conferido no CulturElo.

Veja a agenda:
8h – Entrega de alimentos e bebidas na entrada da Facinter.
8h às 9h40 – Instrutores trabalham Conquistas e Metas – avaliação de 2012 e planejamento 2013.
8h às 9h40 – Organização do evento no Memorial de Curitiba.
9h45 – Chegada dos Aprendizes ao Memorial de Curitiba, acompanhados de seus instrutores
10h – Abertura do CulturElo
10h15 – Resultado do concurso Garoto e Garota Elo
10h25 – Resultado da Gincana Solidária – ACOA
10h35 – Lanche
11h05 – O menestre Moacir Reis apresenta poesias
11h20 – Circuito de Brincadeiras
12h30 às 13h30 – Ginástica Dançante, música com aprendizes, Beat Box, Show com Trio Curucaca.
13h às 13h30 – Os aprendizes pegam seu cartão de Natal na Árvore dos Desejos
13h30 – Resultado do Circuito de brincadeiras
14h – Encerramento

A associação – A Elo Apoio Social e Ambiental é uma associação civil sem fins econômicos que nasceu em 2001, em Curitiba (PR). Desenvolve projetos sociais de qualificação de adolescentes para atuação no mercado de trabalho, dentro da Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que diz em linhas gerais que estabelecimentos de qualquer natureza, excluídas as micro e pequenas empresas, devem empregar um percentual de aprendizes entre 5% e 15% do corpo funcional existente em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional, excluindo-se as que exijam formação de nível técnico ou superior. Em 2005, o Decreto 5.598 regulamentou a idade do aprendiz, estabelecida para atender a população entre 14 anos e 24 anos.

O Programa de Aprendizagem da Elo Apoio Social e Ambiental, por meio do Projeto Plantando o Futuro, qualifica e insere adolescentes no mercado de trabalho na condição de aprendizes. São centenas de jovens que ingressam no projeto a cada ano, realizando o curso de qualificação profissional em administração durante vinte e um meses. Paralelamente, atuam como aprendizes dentro de empresas dos mais diversos segmentos.

Para o ingresso no Plantando o Futuro, o interessado deve ter entre 14 anos e 18 anos, frequentar ou ter concluído a escola regular. O candidato deve acessar o site www.eloapoio.org.br, preencher a ficha cadastral e ficar atento às orientações do site para agendar sua entrevista. No dia agendado, o adolescente participa de dinâmica e entrevista com uma das profissionais da equipe do projeto. Após esse processo, ele é encaminhado para entrevista na empresa.

“CulturElo” 2012
Data e horário: dia 15 de dezembro de 2012 (sábado), das 8h às 14h.
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).
Contatos Elo Apoio Social e Ambiental:
eloapoio@eloapoio.org.br
www.eloapoio.org.br