20.07.2010Material usado na decoração para a Copa é transformado em ecobags

As flâmulas e os banners utilizados pela Prefeitura Municipal para decorar a cidade durante a Copa do Mundo estão sendo transformados em acessórios ecológicos como sacolas, estojos, necessaires e pastas por mulheres ligadas a um projeto de geração de renda no Clube de Mães União Vila das Torres. O material utilizado na confecção foi doado pela Fundação Cultural de Curitiba.

As trabalhadoras do projeto Sinergia produzem acessórios de materiais recicláveis há dois anos. “Ficamos muito contentes quando a Fundação Cultural de Curitiba decidiu fazer a doação desse material que agora não precisa ir para o lixo”, diz Irenilda Arruda, presidente do Clube de Mães.

Cada material doado que vai ganhando novos contornos, ao ser cortado e costurado pelas mães, é transformado num tipo de arte cada vez mais procurada e comercializada no Clube. A moradora da Vila das Torres, Cleuza Freitas de Amaral, 50 anos, viu a renda da família dobrar, depois que começou a trabalhar como costureira no Cube de Mães. “Minha vida mudou desde que comecei a costurar as sacolas. Meus dois filhos, minha mãe e eu vivíamos com um salário mínimo. Agora o dinheiro que entra em casa dobrou”, alegra-se Cleuza.

Com os 350 metros quadrados de lona para banner doados será possível fazer 350 bolsas. “Esse é o nosso papel como instituição pública que se preocupa com a geração de renda, o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirma Janine Malanski, Diretora de Marketing da Fundação Cultural de Curitiba.

Cultura responsável – No compasso da responsabilidade ambiental a Fundação Cultural intensificou este ano a preocupação em reaproveitar os materiais utilizados em diversos eventos que promove. Na Oficina de Música, ocorrida em janeiro, os programas dos concertos foram confeccionados com papel reciclado e os funcionários e professores dos 89 cursos ofertados receberam sacolas feitas com banners reaproveitados de oficinas anteriores, também confeccionadas pelo Clube de Mães, e camisetas com tecido feito a partir de fibra de garrafa pet.

Para neutralizar o carbono gerado durante o evento, 1700 mudas nativas foram plantadas em parques da cidade, numa parceria entre a Fundação Cultural e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.