01.03.2013Marta Suplicy lança Vale-Cultura em Curitiba

 A ministra da Cultura, Marta Suplicy apresentou, na última quinta-feira (28), o Vale-Cultura para dezenas de entidades empresariais e comerciais em Curitiba. Os encontros aconteceram na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e no Paço Municipal, este último parte da Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, acompanhou a ministras nas apresentações.

“Uma das metas essenciais do governo federal é impulsionar a fruição de bens culturais. O Vale-Cultura cumpre a função de democratizar o acesso da população a tais bens. A prefeitura dará todo o apoio de consultoria para que as empresas da cidade possam aderir ao programa”, disse Cordiolli.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, as grandes empresas devem ser as primeiras a aderir ao Vale no Estado: “Uma empresa que aderir vai estimular outras”, defendeu o Presidente. Campagnolo enxerga uma confluência nos caminhos das políticas do Governo Federal e das indústrias: “O governo quer e as indústrias querem”, afirmou.

O fato de muitas empresas paranaenses já terem iniciativas voltadas à área cultural também é um aspecto que reforça o otimismo de Campagnolo. O presidente da Fiep ressaltou o interesse de sindicatos como o do Audiovisual no sucesso desta política.

A ministra ressaltou o incremento que o Vale trará ao setor cultural e a outros, num ganho para a economia brasileira. Observou, também, que o MinC está ouvindo a sociedade brasileira em um processo de estudo para firmar as portarias que vão definir as regras para o Vale.

Aos secretários da 1.ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura, que aconteceu no Paço Municipal, a ministra destacou políticas culturais como o Sistema Nacional de Cultura, os Centro das Artes e Esportes Unificados (CEUs), o Vale-Cultura, entre outras. Marta lembrou que as políticas culturais “dependem muito das secretarias para acontecerem no país.”.

“Com estas ações, vamos fazer um país que vai mudar de patamar em nível de cultura. Temos de ser criativos”, disse a ministra destacando que é preciso fazer esforços para valorizar a Cultura nas regiões norte e nordeste do país.

Saiba como funciona o Vale-Cultura.

Autor: Assessoria de Imprensa/FCC

Fonte: Assessoria de Imprensa do MinC

Compartilhe:

imprimir voltar