Notícias
14.11.2014Manual de Sobrevivência da Corrente Cultural 2014
As apresentações nos palcos da Corrente Cultural 2014 acontecem nesse final de semana (15 e 16). Para não perder seu show preferido com fome e cansaço é legal ficar atento a uma série de dicas para aproveitar ao máximo todas as atrações.
Ao todo serão dois dias de programação intensa com shows espalhados em vários palcos pela cidade. Por isso vale a pena se planejar um pouquinho antes de enfrentar a maratona. Acompanhe as dicas da Corrente a seguir:
O que levar – Para evitar preocupações a mais leve apenas as coisas que realmente for precisar. Documentos, dinheiro, chapéus, filtro solar e óculos de sol são sempre uma boa pedida. Como as apresentações acontecem em locais diferentes e ao livre, roupas e sapatos confortáveis (como tênis) são uma excelente opção para aproveitar sem se incomodar com dores e desconfortos. Dê preferência a roupas com bolsos grandes e protegidos. Para quem prefere levar bolsa, escolha uma pequena e prática de carregar (as de alças transversais são uma boa opção). A mochila não é muito recomendável, já que além de atrapalhar a passagem se o local estiver cheio, é fácil os itens contidos nela serem roubados.
Alimentação - Não fique sem comer. Quem não pretende gastar muito é bom fazer uma refeição reforçada antes de sair de casa e levar frutas, barras de cereias, etc. Para quem quer se alimentar na rua, visitar as feiras gastronomicas na travessa Oliveira Bello e na Rua Monsenhor Celso pode ser uma boa opção. É bom lembrar de consumir apenas alimentos leves para não correr o risco de passar mal. É muito importante ingerir bastante água ao longo do dia, mesmo se o sol não sair. Como a atividade é intensa os riscos de desidratar aumentam.
Fique atento ao tempo - De acordo com informações da Simepar a temperatura mínima do final de semana vai ficar entre 12ºC, enquanto a máxima chega a 22ºC. Com essa variação, a dica é usar roupas leves durante o dia e ter uma peça mais quente para as atrações noturnas. Não há previsão de chuva, mas como em Curitiba sempre é bom se previnir, as capas podem ser boas companheiras, já que facilitam a mobilidade e são fáceis de carregar.
Maneire na Bebida - Preste atenção na bebida que você consome. A corrente cultural é um evento que promove a integração da cidade com a cultura, então aproveite para exercitar sua cidadania respeitando a todos que também querem curtir as apresentações. Se for dirigir, não beba.
Segurança – Aproximadamente 50 agentes da Guarda Municipal de Curitiba irão reforçar a segurança dos locais dos shows. A operação contará com uma viatura próxima a cada local. Para garantir a segurança do público, foi feita uma parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar, que também irá atuar de maneira intensa nas regiões próximas aos palcos.
Apesar da presença dos agentes de segurança, a recomendação é para que o público não se descuide de seus pertences pessoais. Segundo as dicas de segurança da Defesa Social, na rua é sempre bom não exibir correntinhas, relógios, braceletes e outras jóias e também não carregar objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade. Nos grandes eventos a dica é lembrar que infelizmente existem pessoas que vão nesses locais para destruir, brigar e estragar um ato festivo. Violência só gera violência, por isso quando notar algo de estranho procure um Guarda Municipal.
Banheiros – A corrente Cultural 2014 contará com 160 banheiros químicos para homens, mulheres e deficientes físicos em todos os espaços das apresentações. Confira o mapa para saber a localização exata: link (http://www.correntecultural.com.br/mapa)
Crianças – Cuidado máximo com as crianças. Por precaução, identifique-a por meio de etiqueta ou pulseira com dados essenciais (nome, telefones de contato, nome do responsável). Caso ela se perca, peça para anunciarem no sistema de som e entre em contato imediato com 190 ou oficiais de segurança mais próximos.
Lixo - Não suje a cidade. Leve uma sacola ou guarde seu lixo na bolsa ou bolso até encontrar um lixeira para descarta-lo.
Transporte - Evite tumultos e dê preferência ao transporte público. Se preferir ir com o veículo particular, evite deixá-lo na rua e procure estabelecimentos credenciados ou de confiança. Confira os melhores caminhos para ir e voltar do evento e os ônibus que fazem esse trajeto. Quem for de ônibus é bom conferir os horários, pois devido ao feriado o horário é diferente e a frota é menor.
A Rua Barão do Rio Branco, a partir da esquina com a Mal. Deodoro, permanecerá fechada até segunda-feira (17) devido a estrutura do palco Riachuelo. A Rua São Francisco, entre as Ruas Presidente Faria e Riachuelo, será bloquiada no sábado (15), das 20h30 às 23h, para exibição de filme. Nos demais palcos haverá bloqueio de rua, apenas se houver necessidade, para segurança dos pedestres. Além dos bloqueios durante os shows a Setran manterá agentes de trânsito em rondas pelos locais.
Confira os bloqueios próximo aos palco Boca Maldita, Riachuelo e Ruínas de São Francisco.
Esperamos que você aproveite ao máximo a Corrente Cultural 2014 com tranqüilidade.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas