08.10.2021Maestro Marcos Arakaki vem a Curitiba apresentar livros e reger Orquestra

Com regência de Marcos Arakaki, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta, neste fim de semana, o concerto A Música do Movimento Armorial. O maestro, que também é escritor, esteve nesta quinta-feira (7/10) com o prefeito Rafael Greca, divulgando suas duas publicações: a História da Música Clássica no Brasil e o livro didático Conhecendo os Instrumentos.

Os livros estarão à venda antes dos concertos, na sexta-feira (8/10), às 20h, e no sábado (9/10), às 18h30, na Capela Santa Maria. A apresentação do segundo dia também será transmitida ao vivo pelo Canal Arte e Cultura Icac, no Youtube (link abaixo).

“É com alegria que saudamos a volta da música às salas de espetáculos e do movimento cultural de Curitiba e do Brasil. A obra de Marcos Arakaki é magnífica e quero o ver mais na cidade e falando com os nossos curitibinhas”, comentou o prefeito.

Na conversa foi pautada a ideia da disponibilização dos livros para os Faróis do Saber pelo programa Linhas do Conhecimento e para as crianças do MusicaR, programa de educação musical das Ruas da Cidadania.

Também esteve em destaque a próxima Oficina de Música de Curitiba, em janeiro de 2022. Foi discutido para esse período a possibilidade de exposições, palestra para professores e utilização do material publicado.

O maestro, nascido em São Paulo e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, comemorou o encontro.

“Estar aqui foi maravilhoso. Não tenho como descrever e agradecer a sensibilidade de um prefeito desse, justamente o que a cidade de Curitiba merece. O reconhecimento que tive, dessa maneira tão efusiva, me deixa lisonjeado, disse Arakaki.

Participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr.

Livros

No livro A História da Música Clássica, o maestro apresenta, a partir de uma linha do tempo, os primórdios da música através dos povos antigos, a evolução da notação musical e dos instrumentos, seus períodos. Os principais nomes que construíram a história da música e suas influências também são citados.

Conhecendo a Orquestra e os Instrumentos é o segundo livro de Arakaki e o primeiro voltado para o público infantil. Na obra, ele apresenta cada instrumento e sua respectiva família. Cheio de curiosidades, a obra se complementa com um arquivo de áudio, acessado via QR Code. Uma playlist ilustra cada um dos instrumentos.

Concertos
A música do Movimento Armorial é o tema dos concertos da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Surgido na década de 70 no Brasil, o movimento foi uma vertente de valorização das artes populares nordestinas e levou ritmos como o baião, maracatu, coco e frevo à música clássica.

Na apresentação serão executadas cinco obras, dentre elas três estreias mundiais de compositores nordestinos: A Suíte do Cavaleiro da Triste Figura, de Eli-Eri Moura (1963); Galope Errante, de Marcilio Onofre (1982); e Sinfonia nº 2 Armorial, de Danilo Guanais (1965). Completam o programa obras de Clóvis Pereira (1932): 3 Peças Nordestinas e Mourão, parceria com César Guerra-Peixe (1914-1993).

Serviço: A Música do Movimento Armorial no Brasil

Data: sexta-feira (8/10), às 20h, e sábado (9/10), às 18h30, com transmissão pelo https://bit.ly/3jHqmH9
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Conselheiro Laurindo, 273)