02.06.2011Luciano Ducci decreta luto oficial pela morte de Maria Christina

O prefeito Luciano Ducci lamentou a morte de Maria Christina de Andrade Vieira, ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, nesta quinta-feira (2). "O Paraná perde uma pessoa admirável. Maria Christina tinha um perfil realizador e era uma entusiasta das causas paranaenses, principalmente na área de cultura e de incentivo ao desenvolvimento intelectual", disse Luciano Ducci, que decretou luto oficial no Município por três dias.

Havia poucos dias, Maria Christina tinha pedido afastamento da Fundação Cultural para tratamento de saúde. "Só temos a enaltecer a dedicação que Maria Christina mostrou na presidência da Fundação Cultural, mesmo já enfrentando problemas de saúde. Até onde conseguiu, Maria Christina foi uma trabalhadora incansável pelo bem de nossa cidade."

Maria Christina havia pedido a amigos e parentes que não comprassem flores para seu funeral. Em vez disso, Maria Christina disse que preferia que fossem feitas doações em seu nome para o Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento de câncer.

Ela lutava contra a doença e sempre destacou o excelente atendimento que recebeu no Erasto Gaertner, por isso pediu apoio ao hospital em vez de flores.

Para mais informações sobre doação ao Erasto Gaertner, ligue para 0800-643-4888 ou envie e-mail para doacoes@erastogaertner.com.br

Nascida em Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira era formada em Filosofia, com licenciatura em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ela era especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná; em Marketing pela PUC-PR e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Maria Christina foi professora de Filosofia da PUC-PR e, em 1987, ingressou no antigo Banco Bamerindus, na área de Promoções e Eventos. No Bamerindus, foi diretora executiva da Associação Cultural Avelino Vieira, por ela criada, diretora de Infraestrutura e membro da holding do banco, além de idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010 e é um dos principais espetáculos natalinos do Brasil.

Como presidente da Associação Comercial do Paraná, foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil.

Maria Christina recebeu 63 prêmios na área de Marketing Cultural, entre eles o Diploma de Grão Mestre da Ordem Rio Branco, concedido pela Presidência da República. Era integrante dos conselhos da Federação das Indústrias do Estado Paraná e da Associação Comercial do Paraná.

A convite de Luciano Ducci, Maria Christina havia assumido a presidência da Fundação Cultural de Curitiba em dezembro último.

Autor: Fundação Cultural de Curitiba

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar