Notícias
04.12.2018Livro sobre história do Vocal Brasileirão é lançado em Curitiba
Quem acompanha a música paranaense e assistiu a tantos espetáculos memoráveis do Vocal Brasileirão agora terá a oportunidade de relembrar esses momentos e conhecer melhor a trajetória do grupo, que se tornou referência para diversos cantores do estado com seus arranjos inusitados e performances inovadoras. O livro “Vocal Brasileirão – Uma História”, de autoria de Juju Fontoura, será lançado no dia 4 de dezembro, às 19h, no Centro Paranaense Feminino de Cultura. A entrada é gratuita.
A obra resgata a história do Vocal Brasileirão desde seu nascimento no Conservatório de MPB de Curitiba, em 1994, inspirado por grupos como Cobra Coral, Garganta Profunda, O Abominável Sebastião das Neves e Ar/Cênico. Em meio a depoimentos, fotos, matérias de jornais e trechos dos shows, as 168 páginas do livro revelam o legado que os maestros Marcos Leite, Reginaldo Nascimento e Vicente Ribeiro e os cantores do grupo deixaram no cenário da música vocal. Entre os espetáculos destacados estão “Coisas Nossas”, “Como uma Onda”, “O Cantador”, “Splish Splash”, “Dois Corações”, “Encontros e despedidas”, “Duetos” e “Bastidores”, além das apresentações com grandes nomes da MPB, como Boca Livre, Quarteto em Cy, Joyce Moreno, Sá & Guarabyra, Ivan Lins e Jane Duboc.
“Minha relação com o Vocal Brasileirão começou quando eu tinha 14 anos. Assisti a um espetáculo deles no Teatro do Paiol e até hoje fico emocionada quando lembro daqueles solistas cantando em grupo e fazendo mil e um malabarismos vocais. Desde então passei a acompanhá-los e admirá-los imensamente”, conta a jornalista e pesquisadora Juju Fontoura, que também é cantora, atualmente no Grupo Nymphas.
Para compor o livro, ela criou uma comunidade no Facebook reunindo dezenas de pessoas que passaram pelo grupo, entrevistou maestros, cantores e instrumentistas e fez um extenso levantamento em jornais, revistas e outros documentos. “Percebi a importância do resgate histórico da música e de outras artes do Paraná. Há muita coisa boa escondida. É trabalho dos pesquisadores e jornalistas culturais correr atrás de tudo isso e registrar o que for possível. Infelizmente no Brasil não existe esta cultura de resgate da memória artística e espero contribuir um pouquinho”, diz.
Sobre a autora
Juju Fontoura é jornalista e especialista em Comunicação, Cultura e Arte pela PUCPR. Canta desde criança e atualmente integra o Grupo Nymphas, um dos grupos vocais femininos de maior destaque no Paraná. Apaixonada por música vocal e pela pesquisa voltada para as artes, tem em seu currículo participação como pesquisadora nos livros “Jornalismo Cultural – Um Resgate” de Selma Sueli Teixeira, “cAntologia” (livro que conta a história do Grupo Nymphas), “A canção para crianças” (Rosy Greca), “Ciclojam” (Cyro Ridal) e “Espaço Off” (Cyro Ridal), entre outros. Acredita que a memória da música vocal paranaense não pode se perder no tempo e no espaço, pois há muita coisa boa que merece ser conhecida e resgatada pelo público.
Serviço:
Lançamento do livro “Vocal Brasileirão – Uma História”, de Juju Fontoura
Data: 04/12/2018
Horário: 19h
Local: Centro Paranaense Feminino de Cultura
Rua Visconde do Rio Branco, 1717, Centro – Curitiba
Informações: (41) 3203-7989
contato@cantaroarteeducacao.com.br
www.facebook.com/vocalbrasileiraoumahistoria
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas