20.09.2021Live celebra Dia da Capoeira e Ofício dos Mestres

Instituído pela Lei Estadual n. 16.557 de 28 de julho de 2010, o dia 20 de setembro celebra a Capoeira como cultura popular afro-brasileira e o Ofício dos Mestres que passam os saberes desta arte nascida no Brasil no período da escravidão. Incluindo a data de 20 de setembro no calendário oficial do Estado do Paraná.

Para celebrar está data Curitiba promoverá por meio da Assessoria de Direitos Humanos – Política da Igualdade Étnico-Racial um Seminário Virtual – Capoeira em Curitiba, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba nesta segunda e terça-feira (dias 20 e 21 de setembro), que vai abordar questões sobre a Capoeira enquanto politica pública. E a transmissão de seus saberes em uma conversa com os Mestres e professores de Capoeira.

"A capoeira é uma importante expressão da cultura afro. Seus movimentos ágeis e elaborados desenvolvem em seus praticantes a flexibilidade e o raciocínio rápido. O Seminário abordará as diferentes faces da Capoeira, levando cultura, reflexão, informações, e a prática esportiva e cultural para a população de Curitiba", disse a assessora de Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite.

A live desta segunda-feira (20/9), será transmitida pela página do Facebook da Fundação Cultural de Curitiba, às 10h, e os participantes da live são Carlos André Kussumoto e Ozanam Aparecido de Souza. A live de terça-feira (21/9) será às 19h e também será transmitida pela página do Facebook da Fundação Cultural de Curitiba.

No dia 22 de setembro é a vez do Conselho Municipal de Política de Igualdade Étnico-Racial – COMPER dar continuidade ao Seminário trazendo a temática da Capoeira na Comunidade.

"Para nós do Conselho de Política de Igualdade Étnico-Racial é sempre muito importante a oportunidade de darmos visibilidade a Cultura das Etnias que fazem parte deste colegiado. E a capoeira é uma importante expressão de resistência dos Negros escravizados e por isso deve ser sempre lembrada e ter a sua prática estimulada como forma de transmitir a cultura deste povo", explicou a presidente do COMPER, Regiane Sacerdote.

Autor: Assessoria de Comunicação