09.05.2014Jovens do Portal do Futuro conhecem ideias inovadoras na CICI 2014

Um grupo de jovens participantes do projeto Portal do Futuro da Regional Cajuru visitou ontem, dia 8, o festival de idéias da Conferencia Internacional de cidades Inovadoras, que aconteceu de as 7 e 9 de maio no auditório da Universidade Positivo. A CICI 2014 foi realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Curitiba.

O festival de ideias trabalha com o intercambio de projetos inovadores que promovem a sustentabilidade na cidade. De acordo com Alessandra Duarte, coordenadora de juventude da Fundação Cultural de Curitiba, a ideia é trazer os participantes do Portal do Futuro para conhecerem os projetos e incentivar a elaboração de ideias e a consciência sustentável. ‘‘Queremos que a juventude da cidade possa ter experiências enriquecedoras com o intuito de expandir os horizontes de conhecimento’’ explica.

Para Jennyffer Scherer, 17 anos, as ideias apresentadas na Conferência são funcionais e inspiradoras. ‘‘É muito interessante reparar em coisas que geralmente não damos muita importância como o desperdício de água em casas que usam aquecedor a gás. São soluções de impacto ambiental, mas também financeiro’’ diz.

Além de observarem os projetos os jovens também puderam interagir com os participantes e debatendo os projetos do festival de ideias. O estudante Cleber Feitosa, 20 anos, conta que a oportunidade ajudou bastante nas noções de estrutura do município ‘‘Quero fazer arquitetura e a conferencia está me ajudando a esclarecer várias ideias sobre a sustentabilidade estrutural da cidade’’.

Portal do Futuro – O Portal do Futuro é o principal programa da administração municipal voltado ao jovem. Busca a integração com os jovens através da criação de políticas públicas e de diálogo. O projeto pretende dar voz e vez ao jovem e interpretar o que a juventude quer. Cada portal possui um centro com estrutura, quadras e piscinas. O objetivo é criar ações integradas e estruturantes para juventude, desde esporte e lazer até profissionalização, utilizando metodologias inovadoras e mudando a forma de atuação governamental, integrando diversas áreas de forma harmônica e funcional.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar