14.09.2011João Egashira e Nicolas Krassik no Teatro do Paiol

São apenas dois dias, 16 e 17 de setembro, sexta e sábado, às 21h, para conferir o show que reúne o violonista brasileiro João Egashira e o violinista francês Nicolas Krassik, no palco do Teatro do Paiol. O espetáculo é uma celebração às cordas e conta com a participação de instrumentistas renomados, como Julião Boêmio (cavaquinho), Rodrigo Simões (bandolim), Luis Otávio Almeida (viola caipira) e André Prodóssimo (violão 7 cordas). Ainda na sexta-feira (16), às 17h, João Egashira e Nicolas Krassik comandam um bate-papo musical no Conservatório de MPB de Curitiba, com entrada franca.

O encontro desses grandes músicos é uma iniciativa de Egashira, diretor musical da Orquestra À Base de Corda, sendo que o violinista virtuose radicado no Brasil, Nicolas Krassik, é seu convidado. Ambos são especialistas em música brasileira com formação na música erudita. Além da fusão de culturas, Brasil e França, o espetáculo mistura influências musicais como choro, samba, forró, jazz e música erudita. O Paiol será cenário de um show vibrante, com técnica apurada, mas que prioriza a emoção, feito para ouvir e também para dançar.

No repertório, destaque para músicas de Dominguinhos (Noites Sergipanas), Hermeto Pascoal (São Jorge), Pixinguinha e Benedito Lacerda (O gato e o canário), Ernesto Nazareth (Fon-fon) e para os compositores locais como o próprio Egashira (Nicolas no forró), Luis Otávio Almeida (Realejo) e André Prodóssimo (Capitu). "O caráter autoral em torno da música instrumental em Curitiba vem crescendo e ganhando força. É um movimento bem atual, que tem conquistado uma expressão particular no choro", declara Egashira, que é um dos criadores do Clube do Choro de Curitiba.

"Admiro muito o trabalho do Nicolas, trata-se de um grande músico com riquíssima bagagem cultural que se apropriou da música brasileira com maestria. A ideia deste encontro é somar, pois enxergo a música popular com a possibilidade de ser executada com uma visão camerística, diferente de um grupo acompanhando um solista", conta o músico. "A técnica é importante, mas busco cada vez mais a emoção quando toco. O mote deste show é a alegria e o objetivo é contagiar o público com bons sentimentos", acrescenta Egashira.

"Vim para o Brasil para pesquisar a música brasileira, minha maior paixão. Tudo nela me atrai: a alegria, o romantismo, os ritmos, a dança. É uma fonte de inspiração sem fim para mim", confessa Krassik. "O choro foi o primeiro gênero que conheci ao chegar à cidade do Rio de Janeiro e me encantei, pois permite liberdade de variações, criação e improvisação. Depois, descobri o samba e o forró e me encantei de novo. Hoje gosto de misturar tudo isso no meu trabalho. Será a primeira vez que vou tocar com o Egashira, trata-se de um músico de alta qualidade, o trabalho dele é muito rico. Estou ansioso para tocar em Curitiba, vai ser um encontro muito interessante", enfatiza Krassik.

Os músicos - João Egashira nasceu em Santo André, São Paulo, mas foi em Curitiba, onde mora desde 1983, que desenvolveu toda sua carreira profissional. Atua como violonista, bandolinista, arranjador e compositor. É professor de Licenciatura em Música da PUC/PR. Como instrumentista já se apresentou ao lado de nomes como Paulo Bellinati, Altamiro Carrilho, Paulo Sérgio Santos, Izaías e Israel, André Abujamra, Roberto Corrêa e Jaques Morelenbaum. Como diretor musical da Orquestra À Base de Corda, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, recebeu convidados como Yamandu Costa, Dominguinhos, Renato Borghetti e Paulinho da Viola.

Nicolas Krassik mora na cidade do Rio de Janeiro desde 2001 e é um dos herdeiros da famosa tradição francesa de violinistas de jazz. Formado em música erudita pelo Conservatoire National de Region d'Aubervilliers-la Courneuve e em Jazz pelo Centre de Fomation Musicale de Paris (C.I.M.), atuou na Europa ao lado de músicos como Michel Pettrucciani, Didier Lockwood, Vincent Courtois e Pierrick Hardy. Conquistou rapidamente o seu lugar no cenário musical brasileiro firmando sua carreira solo e destacando-se junto a grandes artistas, entre eles Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Carlos Malta, Marisa Monte, Beth Carvalho, João Bosco e Gilberto Gil.

Serviço:

Show "João Egashira convida Nicolas Krassik"

Data e horário: dias 16 e 17 de setembro de 2011(sexta-feira e sábado), às 221h

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho)

Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Classificação indicativa: Livre

Informações de bilheteria: (41) 3213-1340 / 3213-1341

Bate-papo musical com João Egashira e Nicolas Krassik

Data e horário: dia 16 de setembro de 2011 (sexta-feira), às 17h

Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 - Centro Histórico)

Entrada franca

Informações: (41) 3321-2855

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos - (41) 9909-7837 / glauciadomingos@hotmail.com

João Egashira (músico): (41) 9985-4515 / joaoegashira@hotmail.com

Rafael Egashira (produção): (11) 9562-4061 / rafael.egashira@gmail.com

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Produção do espetáculo

Compartilhe:

imprimir voltar