04.09.2025Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba

Comum na região Nordeste, o cordel é um gênero literário popular considerado patrimônio cultural brasileiro. E uma das principais representantes dessa tradição na atualidade, a escritora cearense Jarid Arraes, estará em Curitiba durante o III Festival da Palavra, que acontece de 10 a 14 de setembro e vai reunir cerca de 200 artistas e autores que participam de bate-papos, espetáculos e oficinas.

O III Festival da Palavra é realizado pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), e ocupará 26 espaços, entre teatros, ruas, cinemas e bibliotecas. A programação completa está no Guia Curitiba.
Jarid participa de um bate-papo no Memorial de Curitiba, na quinta-feira (11/9), às 18h30, ao lado da paulista Noemi Jaffe, um dos grandes nomes da literatura nacional contemporânea. A entrada é grátis.

“Ambas as escritoras correspondem a expressões literárias necessárias e reveladoras na cena cultural do nosso país, e são representantes do que se produz de melhor hoje em termos de literatura de autoria feminina”, afirma Luci Collin, curadora do festival.

Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, Jarid é filha e neta de cordelistas e começou a publicar textos aos 20 anos. Atualmente, tem obras traduzidas para francês, espanhol, italiano e inglês. Entre seus destaques estão o livro de poemas Caminho para o Grito, o romance Corpo Desfeito e o premiado Redemoinho em Dia Quente, vencedor dos prêmios Biblioteca Nacional e APCA, além de finalista do Jabuti, maior prêmio da literatura brasileira.

“Jarid é representante de uma novíssima geração de escritoras e tem presença significativa entre as vozes que discutem a condição da mulher na atualidade, sobretudo a mulher negra”, completa Luci.

Te dou minha palavra
A mesa também conta com Noemi Jaffe, autora de obras como O que ela sussurra e Escrita em movimento. Filha de imigrantes judeus eslavos sobreviventes do Holocausto, Noemi lançou recentemente Te dou minha palavra, romance que mergulha em suas próprias memórias de infância e juventude.

“Noemi se destaca pela habilidade em combinar um estilo memorialista com as questões da vida contemporânea, abordando temas como passagem do tempo, liberdade, saudade e ausência”, ressalta a curadora.

Noemi é professora de escrita criativa e há mais de uma década forma novíssimas gerações de escritores e escritoras que despontam no cenário nacional, como o escritor Mateus Baldi, aluno de Noemi, que estará presente nesta edição do Festival da Palavra.

Serviço
Bate-papo: Jarid Arraes e Noemi Jaffe
Quinta-feira, 11 de setembro
Horário: 18h30
Local: Memorial de Curitiba
Evento gratuito
III Festival da Palavra de Curitiba (10 a 14 de setembro)

Compartilhe:

imprimir voltar