05.07.2013 Itaipu Binacional faz doação de livros para as Tubotecas

As Tubotecas de Curitiba ganharam, na manhã de sexta-feira (5), um importante reforço no seu acervo. Em solenidade realizada em Curitiba, com a presença do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, e da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, formalizou o termo de doação de 410 livros para o projeto. Entre os títulos doados estão biografias, livros infantis e obras de autores como Antônio Callado, Darcy Ribeiro e Jorge Amado. Além das consagradas publicações, a FCC também recebeu exemplares do livro “Usina de Itaipu – Integração Energética entre Brasil e Paraguai”, de Miguel Zydan Sória. Obra editada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) que marca os 40 anos do Tratado de Itaipu.

Segundo Samek, o projeto das Tubotecas é uma grande ideia pelo fato de estimular a leitura e o empréstimo de livros sem burocracia alguma para o usuário. “Esperamos que a nossa doação estimule outras empresas, entidades e pessoas físicas a colaborarem com o projeto”, disse Samek.

Para Marcos Cordiolli as Tubotecas são um orgulho, pois vão além de cumprir seu objetivo de ampliar a convivência das pessoas com livros. “Muitas pessoas estão se tornando agentes de leitura involuntários a partir do momento que escolhem livros para levar aos seus familiares e conhecidos”, aponta Cordiolli.

A vice-prefeita Mirian Gonçalves agradeceu em nome da Prefeitura de Curitiba a doação. “Itaipu, mais uma vez, mostra que é muito mais que uma usina, é uma promotora social. Uma empresa que produz e apoia bons projetos”, concluiu.

Sobre - As Tubotecas são pequenas bibliotecas que funcionam dentro de Estações Tubo. Nelas, o usuário do transporte coletivo tem livre acesso aos livros disponíveis nas Tubotecas podendo emprestar um livro de cada vez, sem custo e sem a necessidade de fazer cadastro. Após a leitura, o usuário poderá devolver o exemplar em qualquer Tuboteca.

Atualmente, Curitiba conta com 10 Tubotecas viabilizadas por meio de parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Urbanização de Curitiba (Urbs) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Como doar – As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passam por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas.

Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não são aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Grandes doadores, interessados em doar acima de 1.000 volumes, precisarão se adequar a Edital de Chamamento Público lançado no dia 1º de abril de 2013, que está disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Tubotecas em funcionamento

Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido

Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Autor: Assessoria de imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar