06.05.2016Inscrições para a Feira Internacional da Música do Sul vão até 11 de maio

O auditório Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural, vai sediar, entre os dias 22 e 25 de junho, a primeira edição da Feira Internacional da Música do Sul – FIMS. Serão escolhidas pelo menos 12 bandas e artistas dos três estados do sul para apresentações no formato “showcase”. As inscrições para participar do edital de seleção foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 11 de maio, no site do evento (www.fims.com.br).

“Showcases” são shows de curta duração (20 minutos) com o intuito de mostrar o conteúdo e a performance de uma banda ou artista para um público composto por formadores de opinião e profissionais de destaque no mercado da música, nacionais e internacionais. Este tipo de apresentação é característica de feiras de negócios de música e tem o intuito de gerar interesse de negócios e relacionamento para os artistas selecionados pela FIMS. Diferentemente de festivais, neste tipo de evento é o artista que vai ao encontro de seus possíveis compradores.

Sobre a FIMS 2016 - Com o objetivo fomentar negócios no cenário musical no Sul do país, a Feira Internacional da Música do Sul ocupará o Portão Cultural com palestras, debates, rodadas de negócios, showcases de bandas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estima-se a presença de mais de mil pessoas, além de dez mil impactadas indiretamente. O espaço possibilita encontros e oportunidades para diferentes agentes da cadeia produtiva e criativa da música, como empresários e produtores, profissionais de destaque, formadores de opinião e os próprios artistas da região.

Dentre os convidados internacionais já estão confirmadas as presenças de Benjamin Ruth, representante do Lancaster Music Festival (Inglaterra) e Alfredo Caxaj, da Sunfest (Canadá). Dentre os nacionais, estão previstas as participações de Zé Ricardo, curador do palco Sunset do Rock in Rio, Ana Garcia, idealizadora do festival No Ar Coquetel Molotov, Antonio Gutierrez, produtor cultural e diretor da Rec-Beat Produções, Felipe Radicetti, músico e fundador do Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música, além de representantes do Ministério da Cultura e de secretarias de cultura estaduais e municipais. O projeto possui incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e do Banco do Brasil.

As feiras de música - As feiras de música são hoje espaços estratégicos para o setor pela capacidade de dar visibilidade e estabelecer vínculos comerciais entre os agentes da cadeia produtiva da música. Essas feiras acontecem em vários países e algumas delas se destacam, como a WOMEX, feira itinerante européia, a BAFIM em Buenos Aires, a Culturgal – Feira das Indústrias Culturais Galega, em Pontevedra (Espanha), a POPKOMM em Berlim, o MIDEN, em Cannes, a Canadian Music Week, em Toronto, o Mercado de Música Viva de Vic (Espanha), o CMJ Music Marathon, em Nova York.

A Feira da Música do Sul faz parte de um projeto nacional maior, as Feiras Regionais e os Encontros da Feira Música Brasil. Curitiba foi escolhida, durante o Seminário do Fórum Nacional da Música, como sede da próxima edição da Feira Música do Sul. É a primeira vez que o evento é realizado fora do Rio Grande do Sul, onde foram realizadas as duas edições anteriores.

Serviço:
Feira Internacional da Música do Sul
Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Datas: 22 a 25 de junho de 2016
Inscrições abertas até 13 de maio de 2016: www.fims.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar