08.08.2014Inscrições abertas para as oficinas de literatura da FCC

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Análise e Criação Literária e para os Laboratórios de Leitura da Fundação Cultural de Curitiba. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto, e o valor é a doação de um livro literário. Ambas oferecem certificação (80h nos laboratórios e 40h nas oficinas) para os participantes que tiverem, no mínimo, 80% de presença.

Laboratórios de Leitura – Têm como principal objetivo incentivar as pessoas a se tornarem mediadoras de leitura. Partindo do pressuposto de que para ser mediador é preciso ser leitor, os participantes fazem reflexões sobre a leitura, seu papel na sociedade e na vida das pessoas. Sob a orientação de um profissional responsável, os participantes percorrerão um trajeto de quatro meses de estudos lendo, conversando e refletindo sobre teorias e práticas de leitura. Os integrantes têm como meta, ao término do período, a construção e execução de projetos de incentivo à leitura junto à população. Serão ofertados dois Laboratórios de Leitura, sendo cada um com um projeto e orientador diferentes:

• Laboratório de Leitura “O Sentido da Leitura: Uma Investigação Coletiva sobre o Ato de Ler”.
Ministrante: Flavio Stein
Data: toda quarta-feira, a partir de 27 de agosto até 17 de dezembro
Horário: das 19h às 22h.
Local: Palacete Wolf – Praça Garibaldi, nº 7

• Laboratório de Leitura “Diz aí, Bicho: Os Animais nas Narrativas Literárias”
Ministrante: Assionara Souza
Data: toda quinta-feira, a partir de 28 de agosto até 11 de dezembro
Horário: das 14h às 18h.
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)

Oficinas de Análise e Criação Literária – buscam subsidiar os interessados no ofício da escrita literária por meio da leitura e análise de obras, permitindo aos participantes que entrem em contato com a produção de vários escritores e teóricos da literatura e reflitam sobre processos criativos, tanto por meio da leitura como por sua própria produção de textos. Serão ofertadas três oficinas, cada uma com projeto e ministrante diferentes:

• Oficina de Análise e Criação Literária “Laboratório de Narrativa Experimental”
Ministrante: Marcelo Bourscheid
Data: toda terça-feira, a partir de 2 de setembro até 25 de novembro
Horário: das 19h às 22h.
Local: Palacete Wolf

• Oficina de Análise e Criação Literária “Alguns Conceitos e Procedimentos para a Análise e Criação Ficcionais”
Ministrante: Paulo Sandrini
Data: todo sábado, a partir de 30 de agosto até 29 de novembro
Local: Palacete Wolf

• Oficina “Epifania e Construção: a Literatura como Engenharia e Iluminação”
Ministrante: Otto Leopoldo Winck
Data: todo sábado, a partir de 30 de agosto até 29 de novembro
Local: Palacete Wolf

Inscrições para as oficinas de Análise e Criação Literária e para os Laboratórios de Leitura.
Data: de 11 de agosto a 21 de agosto (laboratórios) e 22 de agosto (oficinas).
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Valor: Doação de um livro literário.
Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo e-mail coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br e pelo telefone: (41) 3321-3317.