31.03.2025Inauguração do Estúdio Riachuelo acontece no Centro de Curitiba

A história se transforma em futuro no centro de Curitiba. Na sexta-feira (28/3), véspera dos 332 anos da cidade, o prefeito Eduardo Pimentel inaugurou o Estúdio Riachuelo. O casarão centenário foi completamente requalificado e agora se torna uma referência em tecnologias de ponta para a produção de games, animação digital e cultura geek.

Localizado em uma unidade de interesse de preservação, em frente ao Cine Passeio, na Rua Riachuelo, o espaço está equipado com modernos computadores e programas. O Estúdio Riachuelo recebe seus primeiros alunos já na manhã deste sábado (29/3). A nova unidade da Fundação Cultural de Curitiba será um ponto de encontro para a cultura pop e os gamers.

“Abrimos o Estúdio Riachuelo para aulas gratuitas, entretenimento e, principalmente, para que curitibanos possam criar filmes, animações e realizar campeonatos, levando nossa cidade para o mundo. Quem sabe não surge daqui um futuro vencedor de Oscar?”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

A cerimônia contou com a trilha sonora do DJ Thiago Rangel, que apresentou uma versão tecno do hino de Curitiba e animou os convidados e o público presente na frente da Rua Riachuelo.

Durante a inauguração, Pimentel visitou as instalações do Estúdio até se arriscou em uma partida de videogame na sala de jogos. O prefeito jogou CapyBubble com Charles Dorneles, um dos criadores do game curitibano desenvolvido pelo Sukafu Team. O CapyBubble foi um jogo desenvolvido durante a Global Game Jam 2025 em Curitiba.
A partir desta terça-feira (1º/4), a sala de jogos estará disponível ao público, com reservas gratuitas pelo Guia Curitiba. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior, destacou a importância do novo espaço para a economia criativa. Segundo ele, nos últimos seis anos, o número de profissionais no setor de jogos eletrônicos dobrou, passando de 6 mil para 12 mil.

“Esse crescimento mostra a força do setor, que envolve não apenas programadores, mas também roteiristas, designers e toda uma cadeia criativa. O Estúdio Riachuelo será um ambiente dinâmico, assim como o Cine Passeio, e contribuirá para fortalecer a economia digital em Curitiba”, afirmou.

Para a concepção do Estúdio Riachuelo, foram estudados centros de referência como o curso de graduação em jogos digitais da PUCPR e o Poblenou Urban District, o famoso distrito criativo de Barcelona. O projeto conta com parcerias da PUCPR, do Dogzilla Studio e do Animatiba – Festival Internacional de Animação de Curitiba.

O espaço abriga duas salas dedicadas à animação, games e ilustração digital, sala de jogos, além de uma recepção, área administrativa e um jardim de miolo de quadra, que futuramente dará acesso ao Solar do Barão. Uma das atrações é uma sala especial com 20 jogos produzidos em Curitiba, disponíveis gratuitamente ao público. O Estúdio também oferece cursos gratuitos viabilizados por editais do Fundo Municipal da Cultura, além de opções a custo baixo para quem deseja se especializar na área.

Além da formação, o Estúdio Riachuelo será palco de eventos importantes, como o PUC Game Show, a mostra de jogos da PUCPR, e o Animatiba, além de exibições promovidas pelo Traços Curitibanos, consolidando-se como um centro de formação e difusão artística.

História recuperada
O imóvel que agora abriga o Estúdio Riachuelo foi construído por volta de 1920 pela família de Israel Chaim Lerner e chegou a servir como casa de passagem para imigrantes judeus recém-chegados a Curitiba durante o período da perseguição nazista na Europa. Com o passar dos anos, o prédio se deteriorou, sofreu um incêndio que destruiu sua cobertura e permaneceu fechado por anos até ser desapropriado pela Prefeitura, em 2022.

Inspirada na bem-sucedida experiência do Cine Passeio, que revitalizou um prédio histórico para o audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) propuseram transformar o casarão em um espaço cultural voltado para a arte digital, um segmento em franca expansão.

O ex-prefeito de Curitiba e atual secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, participou da inauguração e destacou a relevância do projeto. “Essa casa se abre para transformar jovens curitibanos em profissionais da tecnologia, da animação e dos games. Aqui, estamos criando o futuro”, afirmou.

 

Presenças

Bruno Campanholo, coordenador da Graduação de Jogos Digitais da PUCPR; Antonio Eder e Walkir Fernandes, proprietários do estúdio Dogzzila; Carla Franquel, arquiteta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC); Mauro Magnabosco, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC); os vereadores Bruno Rossi, Lorens Nogueira e Serginho do Posto; a procuradora geral do Município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Segurança Nutricional e Alimentar, Leverci Silveira Filho, a secretária municipal de Saúde, Tatiane Filipak, a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Beatriz Battistella e o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

 

Compartilhe:

imprimir voltar