Notícias
15.09.2017 Inauguração da Sala Himeji no Memorial de Curitiba
A Prefeitura de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba inauguram, nesta segunda-feira (18/09), às 19h, no Memorial de Curitiba, a Sala Himeji. Na ocasião, também será aberta a exposição da maquete do Castelo de Himeji. O evento, que contará com a apresentação de grupo de dança japonês, marca o início das comemorações do Haru Matsuri, festival que celebra a chegada da primavera.
A maquete em exposição é a do Castelo de Himeji, considerado um Tesouro Nacional do Japão e um dos edifícios históricos mais visitados do país. Himeji é cidade japonesa irmã de Curitiba. A obra foi doada à cidade em 1997 e instalada na Praça do Japão.
O castelo surgiu em 1346, na forma de um edifício de madeira. A configuração atual, com 82 edifícios, é de 1580. Tem uma só entrada, várias passagens secretas e seu exterior é todo branco. Também conhecido como “Castelo da Garça Branca”, o complexo é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1993.
O evento tem o apoio do Palácio Hyogo, entidade japonesa presente em Curitiba e que abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão.
Sobre a Irmandade Curitiba-Himeji
Desde maio de 1984, Himeji é cidade irmã de Curitiba. O documento de irmandade respeita e assimila as diferenças culturais. Faz avançar um produtivo intercâmbio, que aponta para a cooperação e a paz desejada entre os povos do mundo inteiro. Pode ser simbolizada na singela beleza de um origami, no profundo significado de um hai-kai, na suprema beleza de uma cerejeira em flor.
Serviço:
Inauguração da Sala Himeji no Memorial de Curitiba
Local: Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Data e horário: 18 de setembro de 2017 (segunda-feira), às 19h
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito