Notícias
26.01.2011Improviso, performance e virtuosismo marcam a apresentação dos professores da fase de MBP
Um dos pontos altos da fase de MPB da 29ª Oficina de Música de Curitiba, tradicionalmente, é a apresentação dos professores. Momento esperado pela plateia, formada em sua maioria por alunos, e também por quem está no palco. Elevados ao grau de professores, justamente por serem mestres em seus instrumentos, esses grandes músicos têm na apresentação uma oportunidade de reencontrar amigos e experimentar novas possibilidades de parcerias.
O show no Guairinha começou com um improviso solo de Arismar do Espírito Santo no contrabaixo. A partir daí, os músicos passaram a se alternar em duos, trios e quartetos. Junto com a flautista Léa Freire e o clarinetista Alexandre Ribeiro, Arismar ofereceu “Rosa” (de Pixinguinha) a Tom Jobim, numa homenagem ao músico e compositor no dia em que completaria 84 anos. Depois, foi a vez de Toninho Ferragutti mostrar por que é um dos acordeonistas mais respeitados do país. Em dueto com Alexandre Ribeiro, ele interpretou duas músicas suas: “Sorriso de Manu” e “Helicóptero”.
O momento vocal da apresentação começou com a cantora Tatiana Parra, que interpretou “Lília”, com o pianista e autor da canção, Fábio Torres. Em seguida, o argentino Andrés Beeuwsaert assumiu o piano para tocar com Tatiana as músicas “Vento Bom” (de André Mehmari e Sérgio Santos) e outro clássico de Pixinguina, “Carinhoso”. Mas o ponto alto na participação de Tatiana Parra foi o tema instrumental “Milonga Gris” (de Carlos Aguirre), onde a cantora solfejou com a flauta de Léa Freire e o clarinete de Alexandre Ribeiro, mostrando com virtuosismo os limites do desempenho vocal, quando a voz deixa de interpretar uma letra e passa a ser puro instrumento melódico.
E, para encerrar a apresentação, Fernando Barba e Mauricio Maas, do grupo Barbatuques, mostraram como a voz pode extrapolar também os limites da melodia, transformando-se num grande instrumento percussivo junto com todo o corpo. Numa performance que aliou improviso e sequências coreográficas e rítmicas, eles colocaram todo o Guairinha para batucar. Um final apoteótico em que veio abaixo a fronteira entre público e artista, plateia e palco, aluno e professor, numa metáfora do espírito da oficina: para todos, a grande protagonista é a música.
O que melhor resume o clima da apresentação e da Oficina de Música como um todo foi dito no microfone pelo sempre bem-humorado Arismar do Espírito Santo. “É sempre um prazer estar aqui. A gente faz som de manhã, faz som de noite, faz som no hotel. A vida é boa com a gente”.
A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.
Mais informações:
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/oficinademusica
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
Sobre a 29ª Oficina de Música de Curitiba
A Oficina de Música de Curitiba é o maior e mais antigo do gênero na América Latina. Com 29 anos, o evento acontece em janeiro, durante 20 dias, e conta com a participação de cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores vindos de todos os continentes. A Oficina de Música trabalha com os sons das mais diversas formações com Orquestras Sinfônicas de Câmara, Conjunto de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes que formam o Ópera Studio. Em 2011, de 9 a 29 de janeiro, Curitiba torna-se um dos maiores centros de Música no Brasil.
Autor: Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas