Notícias
15.12.2021 Igreja Nossa Senhora Auxiliadora inaugura altar com obras de artista ucraniano
Com uma missa solene, celebrada pelo arcebispo metropolitano da Igreja Greco Católica Ucraniana, Dom Volodomer Koubetch, a comunidade ucraniana inaugurou no último domingo (12/12) as obras sacras do artista Sviatoslav Vladyka, que ornamentam o altar da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, participou da celebração representando o prefeito Rafael Greca.
A comunidade promoveu a vinda do artista ucraniano, que ao longo deste ano pintou as imagens da cúpula e da iconostás – a estrutura instalada na entrada do altar das igrejas católicas de rito oriental. Foram pintadas as imagens de Nossa Senhora, Jesus Cristo, São Nicolau, São Basílio, os Arcanjos São Gabriel e São Miguel, os quatro Evangelistas e as 11 festas litúrgicas do Ano Litúrgico. Na cúpula foi pintada a imagem de Nossa Senhora Orante, um dos mais antigos e conhecidos ícones cristão, que mostra a Virgem Maria orando a Deus, olhando para frente com os braços flexionados em direção ao céu.
Além da igreja, o artista, reconhecido em seu país como um dos mais importantes na arte sacra, também deixou sua obra eternizada no Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, que em agosto recebeu um conjunto de sete pinturas iconográficas dos mais conhecidos santos e anjos do catolicismo. O Memorial ganhou também os retratos do poeta ucraniano Taras Shevchenko e da poetiza paranaense descendente de ucranianos Helena Kolody.
As duas intervenções artísticas foram planejadas pela comunidade religiosa para marcar os 50 anos da instalação da sede da igreja, comemorados em 2020, e os 130 anos do início da imigração ucraniana no Brasil, em 2021.
“Fica o nosso agradecimento por mais essas iniciativas que tão bem representam a perseverança e a sensibilidade do povo ucraniano. Que essas obras sejam um manifesto permanente do apreço e do orgulho que nós curitibanos temos pela diversidade étnica da nossa terra”, disse a presidente da FCC.
Entre as autoridades presentes estava o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, com quem Ana Cristina estabeleceu contatos visando futuras parcerias na área cultural. Também estavam presentes o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Eufrem Krefer, o presidente da Representação Central Ucraniana, Vitório Sorotiuk, a presidente da Comissão da Igreja, Elisabete Maciura, o coordenador da vinda de Sviatoslav Vladyka, Mário Katchuk, demais líderes e membros da comunidade.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba