12.05.2022Igreja Batista do Bacacheri recebe a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Nesta sexta-feira (13/5), a Igreja Batista do Bacacheri será palco para um concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. O grupo instrumental de música erudita que integra a Camerata Antiqua de Curitiba se apresentará às 20h, dentro da programação de 20 anos do Concertos nas Igrejas, com entrada gratuita.

O programa da Fundação Cultural de Curitiba aproxima a comunidade da cultura da música erudita, com apresentações em diferentes espaços religiosos da cidade. Neste ano ainda acontecerão mais sete apresentações (programação abaixo).

Os grupos musicais da Prefeitura de Curitiba levam a templos de diferentes crenças um repertório de obras clássicas, de grandes compositores brasileiros e estrangeiros.

No concerto desta sexta-feira, na Igreja Batista, os instrumentistas da Orquestra de Câmara tocarão músicas de Bento Mossurunga (1879-1970), Ernani Aguiar (1950), César Guerra Peixe (1914-1993), Leroy Anderson (1908-1975), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Astor Piazzola (1921-1992). A apresentação tem direção artística do spalla (primeiro violinista) Winston Ramalho.

A série Concertos nas Igrejas é uma iniciativa da Camerata Antiqua de Curitiba para aproximar o público de uma forma dinâmica e informal.

“Já atendemos milhares de pessoas em igrejas e templos de diversas religiões. Nesta exitosa caminhada de 20 anos, temos reforçado o caráter universal da música, por isso escolhemos um repertório que o público já ouviu ou que possa se identificar com a melodia”, afirma Darci de Almeida, coralista e coordenadora do Camerata de Curitiba.
Turnê religiosa de música erudita

Nesse ano, a “turnê religiosa” da Camerata Antiqua de Curitiba já executou dois concertos especiais em igrejas da cidade: em comemoração ao aniversário da cidade (31/3), na Catedral de Curitiba, e na abertura da temporada de concertos 2022, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, com a obra A Paixão Segundo São João, na Sexta-feira Santa (14/4).

A temporada seguirá até o fim do ano com apresentações em igrejas de bairros das Regionais Matriz, Boa Vista, Santa Felicidade, Cajuru, Bairro Novo, Boqueirão e Tatuquara. Serão seis apresentações do grupo completo (Camerata Antiqua), duas do Coro e duas da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.

Serviço: Concerto nas Igrejas
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA

Igreja Batista do Bacacheri
13 de maio (sex), 20h