12.12.2013Ícones da cultura curitibana são personagens de revista em quadrinhos

Os artistas gráficos Antonio Eder e Walkir Fernandes lançam nesta sexta-feira (13), às 19h, na Gibiteca de Curitiba, a revista em quadrinhos Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos. O álbum, com 352 páginas, conta com a participação dos principais ilustradores, quadrinistas e roteiristas curitibanos, convidados a produzir através dos seus traços uma exaltação à cultura local, às raízes e aos costumes curitibanos frente a uma invasão da cultura pop, em especial da temática zumbi.

“O que nos levou a encarar esse ambicioso projeto, de reunir mais de 50 artistas na maior coletânea de quadrinhos da capital paranaense, é a oportunidade de falar de Curitiba, dentro dessa horda que invade nossa cultura. É tirar proveito de algo que vem de fora para falar de nós mesmos, o povo curitibano e, porque não, do Paraná”, dizem os idealizadores.

O álbum presta homenagem aos principais ícones da cidade, que abrange personalidades já consagradas como Oilman, Efigênia, Borboleta 13, Hélio Leites, até artistas imortalizados pela sua obra, como Paulo Leminski, Dalton Trevisan, Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen, entre tantos outros. Também estão presentes as lendas e crenças (como a Loira Fantasma e Maria Bueno), origens (cacique Tindiquera), medos (aranha marrom), arquitetura (pontos turísticos, ruas históricas, construções típicas da colonização) e jeito de ser (uso de palavras e expressões típicas dos curitibanos), transformando a capital paranaense em personagem vivo em cada uma das 352 páginas do livro.

Serviço:
Lançamento do álbum em quadrinhos “Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos”
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533
Data e horário: 13 de dezembro (sexta-feira), às 19h
Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar