Notícias
17.11.2023Historiador lança guia de visitação à Catedral Basílica de Curitiba
No Centro de Curitiba, a imponente Catedral Basílica se destaca como um dos grandes símbolos da cidade. Neste sábado (18/11), o lançamento do livro Catedral Basílica de Curitiba: Guia de Visitação, do historiador Gabriel Forgati, traz para as páginas dos livros, em fotografias e textos, toda a riqueza e magnitude deste grande marco histórico.
O livro, realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, será lançado na Catedral, às 16h30, com a presença do autor. Neste sábado (18/11), haverá também uma visita guiada pela manhã, com inscrições disponíveis no site da Catedral.
As visitas guiadas à Catedral Basílica de Curitiba são mensais, gratuitas e abertas ao público. Elas são feitas desde 2016 e neste período mais de 4 mil pessoas já realizaram o passeio.
Gabriel Forgati é há vários anos o mediador das visitas guiadas à Catedral. Sua obra inicia com um histórico da edificação e continua com capítulos temáticos sobre os vitrais, as esculturas, o mobiliário e as pinturas, explorando todo o interior da Catedral. O livro também possui um capítulo sobre o estilo neogótico, no qual a igreja foi construída.
A Catedral Basílica de Curitiba não se limita à sua beleza arquitetônica; ela representa a fundação de Curitiba. Desde a primeira igreja estabelecida no local no século XVII, a Catedral assume atualmente a posição de terceira e última sede da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668, antecedendo mesmo aos prédios históricos de Curitiba, como a Câmara Municipal.
Serviço: “Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação”
Local: Catedral Basílica de Curitiba (Rua Barão do Serro Azul, 31, Centro – Praça Tiradentes)
Data: sábado (18/11), às 16h30
Gratuito
imprimir voltar
- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe