Notícias
17.12.2018História de Curitiba é preservada em acervo digital com acesso pela internet
Foi lançado nesta segunda-feira (17/12) o hotsite “Os Manuscritos – Documentos Históricos de Curitiba” na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A ação é resultado de uma parceria iniciada em 2017 entre a Câmara, a Fundação Cultural de Curitiba e o Arquivo Municipal. Acesse aqui o hotsite.
O prefeito Rafael Greca acompanhou o lançamento do hotsite e comemorou a iniciativa de preservação da história do município. “Não só recuperou Curitiba para o futuro como também recuperou Curitiba para o passado”, disse Greca.
O prefeito lembrou do trabalho realizado pelo então historiador curitibano Francisco Negrão, que durante muitos anos conduziu a preservação por meio tipográfico. Agora isto está sendo feito de forma digital.
“Acesso à plena documentação com transcrição e tradução do português arcaico e da caligrafia do antigo escriba para letras tipográficas modernas e com isso avança a nossa cidade”, explicou Greca.
Dos 179 livros que farão parte do acervo digital, 10 documentos já estão disponíveis. “Qualquer cidadão do mundo terá acesso a história de Curitiba. É um acervo que a gente deixa como um legado desta gestão para a cidade”, disse o vereador Serginho do Posto, presidente da Câmara.
Casa da Memória
Os livros e documentos originais vão ser preservados na Casa da Memória até que a própria Câmara possa no futuro receber novamente esse acervo e conservá-lo de maneira apropriada. Criada em 1981, a Casa da Memória, reúne em seu acervo coleções históricas e artísticas com mais de 300 mil itens.
Junta-se agora a esse acervo o Livro Tombo, a publicação mais antiga sobre a capital que traz documentos manuscritos até mesmo anteriores à data oficial da fundação de Curitiba e da Câmara – 29 de março de 1693.
Segundo a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, os livros trazem parte importante do cotidiano da capital desde o século 17. “A FCC se sente honrada em receber para a guarda e conservação a documentação histórica da Câmara Municipal de Curitiba, preservando a história a memória e as artes da cidade”, disse Ana Castro.
“Atualmente parte da coleção está em processo de digitalização pelo Arquivo Público para que em breve esteja disponível on-line para consulta”, definiu a presidente da FCC.
Filipi Oliveira, diretor de Comunicação da Câmara, ressalta que o projeto traz a democratização da história da cidade, da história da Câmara Municipal de Curitiba e da cultura da capital. “Qualquer pessoa de qualquer lugar pode acessar do próprio celular a nossa história”, disse Oliveira.
O hotsite ligado ao site da CMC, pode ser acessado através do link www.cmc.pr.gov.br/nossamemoria/manuscritos
Além dos vereadores da casa também esteve presente o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Curitiba
imprimir voltar- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças