13.03.2019 Grupos de canto da Prefeitura selecionam novos cantores

Prazos de inscrição para os testes de crianças e de adolescentes estão terminando

Quem gosta de soltar a voz ainda tem tempo de se inscrever nos testes de canto para participar do Grupo Brasileiro (para adolescentes e jovens) e do Coral Brasileirinho (para crianças), do Conservatório de Música Popular Brasileira, da Prefeitura. Os testes e o início dos ensaios acontecem ainda neste mês. Os editais de chamamento estão no http://icac.org.br/editais, o site do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). Tanto a inscrição quanto os ensaios não têm custo.

As inscrições para o Grupo Brasileiro vão até a próxima sexta-feira (15/3), no Conservatório de MPB, no horário comercial. Os testes serão agendados para os dias 18 e 19 deste mês (segunda-feira e terça-feira que vem). Estão sendo ofertadas quatro vagas: uma para cantora (soprano) e três para cantores (tenores e barítonos).

O posto de cantora é exclusivo para ex-integrantes do Coral Brasileirinho, enquanto as vagas para cantores são abertas ao público externo com possibilidade de ensaiar duas vezes por semana (segundas-feiras e terças-feiras, das 19, às 20h30, das 19h às 20h30). Os interessados devem ter no mínimo 14 anos e no máximo 18 anos. Além de apresentar cópia do RG, CPF ou certidão de nascimento, foto 3X4 e comprovante de residência, os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Para o Coral Brasileirinho, as inscrições vão até sexta-feira da próxima semana (22/3), no mesmo horário e local. Como as crianças interessadas devem ter entre 8 e 10 anos, é preciso que as fichas de inscrição sejam preenchidas e entregues pelos seus responsáveis. Os testes acontecerão no dia 23 (sábado), de acordo com agendamento definido a partir da inscrição. Os ensaios do Brasileirinho acontecem às quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h.

Incentivando a MPB e novos talentos

Criado há 25 anos, o Brasileirinho realiza espetáculos temáticos que unem o canto e a interpretação cênica. O grupo tem o compromisso de executar e divulgar o melhor da MPB e seus maiores compositores, por meio de interpretação própria, observando a criação original das obras.

O Grupo Brasileiro é mais recente, mas o propósito de divulgar o repertório da música brasileira é o mesmo. Foi criado em 2016 para acolher os ex-integrantes do Brasileirinho, agora não mais crianças e sim jovens cantores. Em 2017 o Brasileiro estreou o espetáculo “Pixains e Cabeludos”. Em 2018 montou o espetáculo “Palavras”.

Seleção para novos cantores do Grupo Brasileiro
Testes: 18 e 19 de março de 2019
Inscrições: até 15/3 (sexta-feira próxima)
Seleção para o Coral Brasileirinho