Notícias
18.06.2012Grupo Uakti realiza oficina e apresentação em Curitiba
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua sonoridade experimental e inovadora, o grupo Uakti vem a Curitiba sob o patrocínio da Volvo. O grupo ministra a partir desta terça-feira (19) uma oficina gratuita sobre construção de instrumentos musicais. O workshop, com duração de três dias, será realizado na Capela Santa Maria. Na sexta-feira (22), o Uakti apresenta-se no mesmo local, a partir das 20h, também com entrada franca. Os ingressos para o concerto podem ser retirados uma hora antes do espetáculo.
No workshop os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos instrumentos utilizados pelo grupo, assim como técnicas, noções sobre o arranjo de música folclórica e novas formas de notação musical. Já o concerto incluirá clássicos como “Allegro da Sonata em Lá Maior”, de Mozart; “Paixão Segundo São Matheus” de Bach; e “Trenzinho do Caipira” de Villa-Lobos.
Com mais de 30 anos de carreira, o Uakti constrói seus próprios instrumentos e se dedica ao estudo de novas técnicas de musicalização. Considerado um dos grupos da música brasileira de maior destaque da atualidade, o Uakti faz uma ponte entre o erudito e o popular de maneira original, envolvente, quase mística.
Os integrantes Paulo Sérgio dos Santos (percussão), Artur Andrés Ribeiro (sopros e flautas), Décio Ramos (percussão) e Marco Antônio Guimarães, responsável pela criação dos instrumentos e confecção dos instrumentos, começaram a tocar juntos na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Desde sua formação, o Uakti já conquistou diversas premiações, entre elas o Grande Prêmio Santista e o Prêmio Ministério da Cultura 96, como o melhor grupo de música instrumental brasileira. Também trabalhou ao lado de nomes como Milton Nascimento, Paul Simon, Manhattan Transfer, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Zélia Duncan.
O nome Uakti é de origem indígena. Segundo a lenda, Uakti habitava as proximidades da aldeia dos índios Tukanos. O som mágico, produzido por seu corpo cheio de fendas, encantava as índias e despertava o ciúme dos homens da tribo e, por isso, foi caçado e morto. No lugar onde seu corpo foi enterrado nasceram três palmeiras, das quais foram feitos instrumentos musicais que, quando tocados, reavivavam os sons do Uakti pela floresta. Assim como o personagem da lenda, o grupo busca um som diferente, utilizando instrumentos construídos com materiais inusitados como vidros, metais e tubos de PVC. Nas mãos desses artistas, tudo se transforma em música.
Serviço:
Oficina de construção de instrumentos musicais com o grupo Uakti
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Data e horários: 19, 20 e 21 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Entrada franca
Espetáculo do grupo Uakti
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Data e horário: 22 de junho de 2012 (sexta-feira), às 20h
Entrada franca
Informações http://www.projetoidasevindas.com.br
Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes do início do show.
Autor: Assessoria de Imprensa
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas