04.07.2011Grupo de leitura estuda obra de Helena Kolody

A Fundação Cultural de Curitiba inicia em agosto mais um Ciclo de Leitura Obras Completas, desta vez contemplando a produção literária da escritora e poeta Helena Kolody (1912 – 2004). As inscrições para participar do Ciclo estão abertas e são gratuitas. Os encontros serão realizados de 1º de agosto a 5 de dezembro, todas as segundas-feiras, das 9h às 12h, na Casa da Leitura Paulo Leminski, com mediação da escritora paranaense Adélia Woellner.

Os encontros, abertos a jovens e adultos, consistem em leitura, reflexões e discussões entre os participantes e a mediadora. Adélia Woellner também publicou diversos livros de poesia, prosa, ensaios e literatura para crianças. Seu nome é verbete em dicionários e enciclopédias, como a “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, de Afrânio Coutinho. Sua obra já foi objeto de dissertação de mestrado e de pesquisa de pós-doutorado. Em 2010 teve uma obra infanto-juvenil adaptada para teatro de bonecos.

O nome de Helena Kolody, cujo centenário de nascimento será comemorado em 2012, figura entre os mais importantes na história da literatura paranaense. Teve uma produção numerosa, publicou mais de 20 livros – entre os mais conhecidos está “Viagem no Espelho”. A qualidade artística de sua obra foi reconhecida por outros grandes poetas, como Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski. A leitura comentada de sua obra completa, além da discussão, estudo e análise da sua criação poética, possibilita que sejam consideradas, também, as condições sócioculturais de produção e os dados biográficos da escritora, como mecanismos para entendimento e apreciação de sua escrita.

Esta é a quarta edição do Ciclo Obras Completas, que já trabalhou com as produções literárias de Paulo Leminski, Manoel Carlos Karam e Jamil Snege. Quem tiver interesse em certificado de participação, emitido pela Fundação Cultural de Curitiba, deve fazer a inscrição na Casa da Leitura Paulo Leminski e ter um mínimo de 80% de frequência no Ciclo. A carga horária é de 60 horas.

Ciclo de Leitura Obras Completas – Helena Kolody

Mediação: Adélia Woellner

Local: Casa da Leitura Paulo Leminski – Rua Padre Gaston, s/nº - CIC

Data e horário: de 1º de agosto a 5 de dezembro, às segundas-feiras, das 9h às 12h.

Entrada franca

Informações e inscrições: (41) 3212-1402