Notícias
29.06.2015Grupo da FCC faz visita técnica ao patrimônio cultural da Lapa
Um grupo de gestores da Fundação Cultural de Curitiba esteve na última semana na cidade da Lapa para conhecer e mapear as potencialidades turísticas e culturais daquele município. A consultoria foi solicitada pela prefeitura local, com o objetivo de aproveitar a experiência curitibana nas áreas de preservação do patrimônio, legislação, financiamento, fomento, ação educativa, economia criativa, entre outros.
Sob a coordenação do diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Hugo Moura Tavares, e do assessor de Políticas Culturais, Elton Barz, a comitiva foi recebida pela prefeita Leila Klenk, que agradeceu o apoio técnico da Fundação Cultural nas ações de valorização do patrimônio histórico da Lapa. Os gestores se dividiram em cinco grupos de trabalho, ficando cada um responsável por analisar e apresentar sugestões sobre uma determinada área –– marcos regulatórios e políticas de incentivo à cultura, museus e acervos, patrimônio e restauração, ação educativa e economia criativa.
O primeiro grupo, responsável por discutir o marco regulatório e as políticas culturais, se reuniu com o diretor de Projetos do Departamento de Cultura Abelardo Ferreira Padilha Neto, para analisar as possibilidades de adesão ao sistema nacional de cultura e a lei do sistema municipal de cultura (fundos, conferências e leis do plano municipal). Os gestores curitibanos explicaram como a lei de proteção ao patrimônio é aplicada em Curitiba, enfatizaram a necessidade de criação de uma lei de tombamento municipal e avaliaram a manutenção do modelo do centro histórico da Lapa, que abriga também comércios e moradias.
O segundo e o terceiro grupo – museus e acervos e patrimônio e restauração – conheceram os principais pontos turísticos da cidade, como o Centro de Informações Turísticas, o Museu Histórico, o Theatro São João, o Museu de Armas, a Casa da Memória, o Panteon dos Heroes e a Casa Lacerda. Ao final, fizeram uma análise sobre o fomento, o acervo, a necessidade de criação de um edital de ocupação dos espaços, o sistema Pergamum – módulo museu e o cuidado com a formatação dos editais.
O quarto grupo – ação educativa – se reuniu com a Secretária Municipal de Educação da Lapa, Ana Regina Martins da Silva, e discutiu questões de monitoria nos museus, com o intuito de que esse trabalho se dirija não só aos turistas, mas também aos moradores da cidade. Além disso, também foi destacada a importância de despertar nos professores a relação entre cultura e educação.
O grupo responsável pela economia criativa visitou a Casa Vermelha (Centro de Artesanato Aloísio Magalhães) e conferiu os produtos expostos. Abordaram aspectos de cultura material e imaterial, a melhoria na imagem e a apresentação dos produtos, a formação de artistas e artesão, e como o artesanato pode vender a história da cidade e sua cultura.
Com as informações coletadas e as avaliações feitas pelas equipes, a Fundação Cultural de Curitiba fará um relatório da visita, que será encaminhado à prefeitura da Lapa.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas