27.01.2018 Greca reabre Teatro do Paiol com obras de acessibilidade e show de João Bosco

Com a casa cheia, na noite desta sexta-feira (26), o prefeito Rafael Greca reabriu o Teatro do Paiol com a entrega das obras de acessibilidade e de segurança técnica exigidas pelo corpo de bombeiros. O Paiol entra agora na programação da 35ª Oficina de Música de Curitiba como palco para vários shows e concertos.

Algumas das atrações que estarão no Paiol durante os 13 dias da Oficina de Música são o grupo Terra Sonora (28/1), Toninho Horta (29/1), Toninho Ferragutti e Salomão Soares (30/1), Grupo Fato (01/2) e muitos outros. “Esse prédio é simbólico e não poderia ficar mudo. Eu o encontrei apagado, sujo, abandonado e ainda vetado pelo Ministério Público, de uso, porque não obedecia a norma técnica de acessibilidade”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito ainda destacou a importância do espaço para cidade. “Com a ajuda da Sanepar e do nosso orçamento, que ano passado foi estreito, pela forma como nós também encontramos a cidade abandonada, nós recuperamos o Teatro Paiol. É um símbolo de Curitiba que é mais forte que as dificuldades, é o símbolo de uma cidade recuperada”, disse.

O espetáculo que marcou a reabertura foi comandado por João Bosco com os curitibanos do Mano Trio, formado por Sérgio Albach (clarinete), Glauco Solter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão).

O mineiro João Bosco, com 40 anos de carreira, levou o público a cantar em coro sucessos como “Bala com Bala” e “Águas de Março”. O músico parabenizou a iniciativa de reativação do espaço destacando a importância do Paiol no cenário cultural. “Esse teatro de tanta história, de tanta militância cultural de Curitiba. Parabéns para vocês”, disse.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, o presidente da Câmara dos Vereadores, Serginho do Posto, o vereador Pier Petruzziello, o diretor financeiro da Sanepar, Paulo Batiston, a gerente de marketing da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Cybelle Radominski Dematte. Representando o município, a primeira-dama Margarita Sansone, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba e secretário municipal da Comunicação Social, Marcelo Cattani, a Superintendente da Fundação Cultural, Ana Castro. Também participaram do evento o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão, o maestro Abel Rocha e a cantora Jane Duboc.

Obras: O espetáculo marcou a entrega das obras de adequação dos espaços do Teatro do Paiol. As melhorias oferecem acessibilidade para pessoas com deficiência. Um camarim e um banheiro, ambos em conformidade com a legislação NBR 9050/2015, que dispõe sobre acessibilidade nas edificações foram construídos.

A partir dessa obras, o Teatro do Paiol torna-se mais acessível para pessoas com deficiência, inclusive para atores. Na plateia foram disponibilizados quatro lugares para cadeirantes. O investimento nas adequações foi de R$ 70 mil, recurso captado por meio da Lei Rouanet com verba da Sanepar.

Além da acessibilidade, foram feitas também obras de melhoria da iluminação interna e externa do teatro, instalação de câmeras de monitoramento, revisão no sistema de ar-condicionado, pintura das paredes internas e as cadeiras quebradas foram substituídas. O guarda-corpo do mezanino foi trocado por um novo, em ferro, em determinação às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

A programação do Paiol na Oficina  começa neste domingo (28/01), às 16h, com Nilze Carvalho no show "Choro Canção" e às 19h é a vez do show  "Migração" com o Terra Sonora.

Café: Uma das novidades da Oficina de Música deste ano fica por conta da abertura do Café do Paiol dentro da programação do Circuito Off, que começa neste domingo (28). O Café abre ao público a partir das 15h e será comandado pelo Chef Paulo Zanatta, do Don Max. No espaço, Clarissa Bruns vai apresentar canções do seu recente álbum “Entre” (2017), com participação especial do violonista Vinícius Chamorro. O evento começa às 20h30 e é gratuito. O Café  ficará aberto nos dias de apresentações no Paiol em períodos próximos da abertura e do encerramento de espetáculos no teatro.

Paiol Musical: Em agosto do ano passado, a Fundação Cultural de Curitiba lançou o edital Paiol Musical (nº 42/2017), para garantir a programação de shows até dezembro de 2018. O edital, no valor total de R$ 300 mil, selecionou 18 propostas que começam a movimentar a agenda do teatro a partir de abril.

Histórico: Inaugurado oficialmente no dia 29 de março de 1972, o antigo paiol de pólvora transformado em teatro é um símbolo cultural e histórico de Curitiba. Sua criação foi o marco das reformas urbanísticas e culturais implementadas na cidade, a partir da década de 70. O espaço, que mantém as características originais da edificação, com a configuração de construção romana em forma circular, abriga importantes espetáculos de música e teatro.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar