24.11.2022Greca participa da inauguração do bistrô Coffeeterie no Centro Histórico

 O prefeito Rafael Greca participou nesta terça-feira (22/11) da inauguração do bistrô Coffeeterie, que fica ao lado do Solar da Cultura (antigo Solar do Rosário) no Centro Histórico de Curitiba. Esta é a segunda unidade do bistrô na cidade, sendo a primeira no Cine Passeio.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, Greca conheceu as dependências do novo bistrô e elogiou o espaço.

“O Centro Histórico agora ganha um novo espaço de gastronomia, cultura e lazer. Aqui curitibanos e turistas poderão desfrutar de momentos de contemplação da história da cidade”, disse o prefeito.

No mês da Consciência Negra, Curitiba ganha última escultura de Emanoel Araújo

O bistrô Coffeeterie possui um cardápio com grande variedade de cafés especiais, drinks, salgados, sobremesas e sanduíches.

Obra

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, a pintora e desenhista curitibana Lara Baruzzo, da geração de novos artistas figurativos contemporâneos, apresentou ao prefeito Rafael Greca a obra “Protagonismo do Negro na Cidade de Curitiba”, que retrata a participação do povo afro descendente na construção da cidade.

O quadro é uma pintura a óleo medindo 3,48 cm x 2,05 cm, e é uma releitura de Jean-Baptiste Debret, desenhista e pintor francês que em 1816 integrou a Missão Artística Francesa ao Brasil para retratar o cotidiano do Brasil colonial, em especial a vida dos escravos no país.

“Nós entronizamos junto a Igreja do Rosário no auditório do Solar da Cultura, a pungente obra “Protagonismo do Negro na Cidade de Curitiba” da artista plástica curitibana Lara Baruzzo. É uma referência à eternidade da memória dos negros em Curitiba, mostrando um orgulhoso descendente afro brasileiro entre obras importantes da cidade, realizadas por valorosas personalidades negras de Curitiba”, salientou o prefeito.

Formação clássica, olhar contemporâneo
Lara Baruzzo é formada na técnica renascentista aprendida em Florença, na Itália, que valoriza a observação e o desenho minucioso da figura humana no planejamento anterior à realização da futura obra de arte.

Misturando elementos da arte clássica e da contemporânea, Lara faz releituras particulares das grandes questões sociais do Brasil, a exemplo do racismo. Também se dedica à execução de réplicas, retratos e ao design de marcas, além de dar aulas para pequenos grupos de alunos.

Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o vereador Pier Petruzziello; as secretárias de Comunicação Social, Cinthia Amador Genguini, do Meio Ambiente, Marilza Dias e da Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC), Luiz Fernando Jamur; as presidentes da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal e da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar da SMSAN, Eliseu Alves Maciel; a coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba, Alessandra Reis e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar