Notícias
04.07.2014Gibiteca faz lançamento de livro inspirado em peças teatrais
A Gibiteca de Curitiba fará o lançamento do livro “Vigor Mortis Comics 2 – Sangue, suor e nanquim”, no dia 8 de junho (terça-feira), às 19h. No dia haverá uma mesa-redonda e sessão de autógrafos com os autores. Este é um projeto realizado pela Quadrinhofilia Produções Artísticas, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Banco do Brasil.
Esse é o segundo volume de uma série que nasceu em 2011 da união do dramaturgo e diretor de cinema Paulo Biscaia Filho com os quadrinistas José Aguiar e DW Ribatski. O objetivo era levar os personagens dos premiados espetáculos da companhia teatral Vigor Mortis para os quadrinhos. O resultado foi o primeiro volume de Vigor Mortis Comics, uma antologia de oito HQs que rendeu excelentes críticas e repercussão.
A nova edição leva adiante os experimentos narrativos e estéticos do livro anterior. Conta com o acréscimo da arte do quadrinista André Ducci, que se junta à equipe original para contar a saga de Bruna Bloch, uma estudante de jornalismo e aspirante a escritora. Esta história original e inédita é fruto de um encontro de personagens do internacionalmente premiado longa-metragem independente Nervo Craniano Zero e da peça Seance – As Algemas de Houdini.
A Obra - O ano é 1969, em um país que vive sob um regime opressor. Bruna Bloch é estudante de jornalismo e escritora nas horas vagas. Isto é, nos poucos minutos que ela tem entre aulas, viagens alucinógenas, orgias, entrevistas com assassinos seriais e de vingar a morte de sua irmã. Nesses raros momentos que lhe sobram, ela rascunha a história de Lavínia, uma enfermeira solitária com poderes paranormais.
Autores:
Paulo Biscaia Filho – Graduado em Artes Cênicas pela PUC-PR e mestre em Estudos Teatrais pela Royal Holloway University of London, é professor de Teatro e Cinema da Faculdade de Artes do Paraná. Dirigiu diversas peças teatrais, como Morgue Story (2004), Graphic (2006), Hitchcock Blonde (2008), Seance – As Algemas de Houdini (2011) e Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outros Apocalipses (2013). Recebeu oito troféus Gralha Azul nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor e Melhor Autor. No cinema, seu longa-metragem Morgue Story participou de mais de 40 festivais internacionais e recebeu oito prêmios, incluindo o de Melhor Filme de Horror no Festival de Swansea, País de Gales. Nervo Craniano Zero, seu segundo longa, recebeu dez prêmios internacionais, incluindo o de Melhor Diretor no New Orleans Horror Film Festival e Melhor Filme no Montevideo Fantástico. Estreou nas HQs com o primeiro volume de Vigor Mortis Comics. Em 2012, publicou pela editora Estronho o livro Palcos de Sangue, uma compilação de seus textos para teatro e sobre o Grand Guignol.
José Aguiar – Quadrinista, editor e arte educador. Através de seu selo Quadrinhofilia, publica as séries Folheteen e Vigor Mortis Comics. Recebeu diversos prêmios, como Ângelo Agostini e Troféu HQMIX, além de ter sido vencedor do I Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP com sua obra Folheteen. Na França, desenhou a série Ernie Adams e para a coletânea Un Jour de Mai. Seus mais recentes livros publicados foram Folheteen – direto ao ponto e Reisetagebuch – Uma viagem ilustrada pela Alemanha. É co-criador do Cena HQ, que realiza leituras dramáticas mensais de HQs no teatro e da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Atualmente, publica suas tiras Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo e Folheteen no Guia Curitiba Apresenta.
DW Ribatski – Artista plástico, quadrinista e professor. Destaque entre a nova geração de autores independentes, publicou as HQs Dois (Roax Press, 2014), Campo em Branco (Cia. das Letras, 2013), Como na quinta série (Balão Editorial, 2012), La naturalesa (Coleção MIL, Cachalote/Barba Negra, 2011) e Vigor Mortis Comics (Quadrinhofilia/Zarabatana Books, 2011).
André Ducci – Quadrinista formado em gravura. Começou ilustrando para a marca de skate Drop Dead e se tornou conhecido pelo projeto Anatomista, que relaciona anatomia científica e artes gráficas. Já fez parte de projetos como Candyland e teve seu trabalho publicado em várias revistas, como Simples, Velotrol, Entropia, Boca, Aargh!!! (da República Tcheca) e Stripburger (da Eslovênia), além da coletânea MSP+50 em 2010 e Fierro Brasil em 2012. Ilustrou o livro Guia de Ruas sem Saída de Joca Reiners Terron, lançado em 2012, e tem várias HQs autorais publicadas em seu site.
Serviço:
Lançamento do livro “Vigor Mortis Comics 2: sangue, suor e nanquim”, com mesa-redonda e sessão de autógrafos com os autores.
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
Data: 8 de junho, terça-feira, às 19h.
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas