Notícias
29.01.2014Gibiteca comemora o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
Nessa quinta (30) e sexta-feira (31), a Gibiteca de Curitiba abre as portas com uma programação especial para o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro. A data foi escolhida em referência a publicação pioneira de Ângelo Agostini "As Aventuras de Nhô Quim", de 1869, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira.
Entre as atividades estão oficinas, rinha de games e a exibição do documentário “Capitão Brasil e sua gangue”, de Eduardo Calvet. A comemoração também terá uma mesa redonda com importantes autores locais de quadrinhos que debaterão a produção curitibana em 2013, os planos e as perspectivas para 2014 e a Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos que acontece em setembro deste ano.
Atrações – Na quinta e na sexta-feira, no período da manhã, os amantes de games – principalmente os fãs de jogos ligados ao universo comics – poderão se enfrentar em “rinhas de games”. A Gibiteca também recebe uma Oficina de Cosplay na quinta e sexta-feira das 14 às 17 horas.
Já na sexta-feira, será exibido o documentário Capitão Brasil e sua Gangue, filme que retrata heróis do quadrinho brasileiro como o Anjo, Capitão Sete, Judoka, Jerônimo, o Herói do Sertão, que durante os anos 1940 a 1960 popularizaram o gênero para os leitores e assim incentivaram uma geração a desenhar histórias em quadrinhos.
A Gibiteca de Curitiba é aberta ao público de 2ª a 6ª feira das 9h às 12 e 14h às 19h, e aos sábados do meio-dia às 19h. Toda a programação é gratuita.
Serviço:
Dia Nacional da História em Quadrinho
Data: 30 e 31 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Local: Gibiteca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro
Ingresso: gratuito
DIA 30 DE JANEIRO
RINHA DE GAMES COM LUIZ JUDAH
10h às 12h
OFICINA DE COSPLAY COM EVE ORTIZ
14h às 17h
Criação de acessórios e armaduras usando técnicas de e.v.a., papel machê;
Dicas de tecido;
Dicas de pintura para acessórios;
Dicas de make e cuidados com a peruca;
Entre outras curiosidades;
Vagas limitadas, inscrições na Gibiteca de Curitiba
MESA REDONDA
19h
Convidados:
Leonardo Melo – Editora Quadrinhópole
André Caliman -Revolta
Líber Paz – As coisas que Cecília fez
José Aguiar – Folheteen
Yoshi Itice – Lobo Limão
Marcelo Oliveira – UCM Comics
Antonio Eder – Dogzilla comics
Judhah – GIBINIME
Fabrizio Andriani – GIBICON
DIA 31 DE JANEIRO
RINHA DE GAMES COM LUIZ JUDAH
10h às 12h
OFICINA DE COSPLAY COM EVE ORTIZ
14h às 17h
Criação de acessórios e armaduras usando técnicas de e.v.a., papel machê;
Dicas de tecido;
Dicas de pintura para acessórios;
Dicas de maquiagem e cuidados com a peruca;
Entre outras curiosidades;
Vagas limitadas, inscrições na Gibiteca de Curitiba
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO CAPITÃO BRASIL E SUA GANGUE
19h
Filme de Eduardo Calvet
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 04/09/2025 - Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Casas da Leitura têm esquenta e esquentinha para o Festival da Palavra de Curitiba
- 03/09/2025 - Do cordel ao slam, Festival da Palavra de Curitiba oferece 38 oficinas gratuitas
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa