29.01.2020Gibiteca comemora o Dia do Quadrinho Nacional com lançamento de HQ e bate-papo especial

Para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, a Gibiteca promove, nesta sexta-feira (31), às 19h, o bate-papo “Toda história em quadrinhos é autobiográfica” e o lançamento da HQ “Doce Jazz”, de Myllie Silva e Melissa Garabeli.

A partir das discussões do quanto a vida pessoal do escritor influencia suas histórias, a mediadora Myllie Silva questiona como cada autor lida com essa questão na hora de criar quadrinhos. Participam da conversa os quadrinistas e roteiristas Ariel DaCunha, Felipe Baléa, Fulvio Pacheco, Má Matiazi, Melissa Garabeli e Phellip William.

O lançamento da HQ “Doce Jazz”, da roteirista Myllie Silva e da ilustradora Melissa Garabeli, completa a comemoração. “Doce Jazz” conta a história de Elisa, uma jovem que enfrenta dificuldades em adaptar-se a um país novo, mas encontra forças através do jazz.

151 anos de história

O Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro) remonta ao primeiro registro de um quadrinho lançado no país: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”. Desenhada pelo ítalo-brasileiro Angelo Agostini, as histórias lançadas no ano de 1869 pelo jornal “Vida Fluminense” contam os causos do caipira Nhô-Quim, que parte do interior de Minas Gerais para conhecer a Corte Imperial.

A produção nacional de quadrinhos também está presente na exposição “Catálogo HQ Brasil”. A exposição reúne as melhores narrativas feitas nos últimos 10 anos, acompanhadas de textos explicativos e imagens de cada HQ. Realizada em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e Embaixada do Brasil em Portugal, a exposição segue em cartaz na Gibiteca até 25 de fevereiro.
Serviço:

Dia do Quadrinho Nacional na Gibiteca
Data: 31/1 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Entrada Franca

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar