Notícias
23.10.2012Gibicon 1 expõe “Jornalismo em Quadrinhos” e “Bande Dessinée” na Fábrika
Dois importantes segmentos das HQ’s acontecem nesta quarta-feira (24), na Fábrika, dentro da programação pré-Gibicon: as exposições “Jornalismo em Quadrinhos - Cartoon Movement”, às 18h, no Goethe-Institut, e a “HQ na Terra da BD (Bande Dessinée)”, às 19h30, na Aliança Francesa. Entrada gratuita. Conheça o que é cada exposição:
Jornalismo em Quadrinhos – Cartoon Movement (curadoria Augusto Paim, Gonçalo Junior e Erico Assis).
Coletiva com artistas de diversos países que fazem jornalismo em quadrinhos, com estilos e formatos diferenciados, mas que mantêm um elo: todos são jornalismo puro. Há dois anos o portal Cartoon Movement publica reportagens em quadrinhos sobre temas de relevância internacional. Neste período foram divulgados na internet, em inglês, cerca de 40 trabalhos, sobre o Congo, Haiti, Afeganistão, Rio de Janeiro, Estados Unidos e outros países.
A exposição é parte integrante do II Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos, que tem curadoria do jornalista Augusto Paim. O primeiro EIJQ aconteceu no ano passado, em Porto Alegre. O jornalismo em quadrinhos passou a ter destaque em 1990, quando o jornalista e desenhista maltês Joe Sacco juntou suas duas profissões numa só. O resultado desta percepção foi "Palestina", uma série de reportagens em quadrinhos sobre as disputas territoriais entre israelenses e palestinos. Seguiram-se outros livros- reportagens sobre conflitos no Oriente Médio, que deram projeção mundial à obra de Joe Sacco. Duas décadas depois, o Jornalismo em Quadrinhos cresce e ganha seguidores em todo mundo, dando origem a uma nova safra de HQs-repórteres. O II EIJQ terá palestras e debates no Goethe-Institut, de 25 a 27 de outubro (grade completa em www.gibicon.com.br).
HQ na terra da BD (curadoria de Ricardo Manhães, André Diniz, Ana Koehler, José Aguiar).
Durante a última década aumentou o fluxo de artistas brasileiros com representatividade no concorrido mercado europeu de quadrinhos. A França, em particular, é reconhecida mundialmente como a capital dos quadrinhos autorais e mantém um diálogo cada vez maior com os autores brasileiros. Nesta mostra estão reproduções de trabalhos de Ana Luiza Koehler, André Diniz, Marcello Quintanilha, Marcelo Lelis, Wander Antunes e José Aguiar publicados recentemente por diversas editoras francesas.
A Gibicon≠1 é uma realização da Znort, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
Serviço:
Fábrika - Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 - Alto da XV
Informações 41 3262-8244
Exposições:
18h - Cartoon Movement / Goethe-Institut
19h30 – HQ na terra da BD / Aliança Francesa
Entrada gratuita
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Gibicon
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas