03.09.2018Geek City leva 30 mil pessoas ao Barigui. Veja o que movimentou a cidade

O público curitibano aproveitou mais um fim de semana repleto de atividades culturais promovidas pela Fundação Cultural, em vários espaços da cidade. Foram concertos, exposições, espetáculos de dança, circo e cinema. Somente pelo Geek City, evento que teve apoio da Fundação, passaram mais de 30 mil pessoas ao longo do fim de semana.

A Gibiteca marcou presença com a divulgação dos seus cursos gratuitos e também com a programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que ocorre no próximo final de semana. No palco central do Geek City aconteceu o painel “A Gibiteca e o HQ MIX”, um bate papo mediado por Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca, com os quadrinistas: Marcelo Lopez, Jr Hellboy, Mylle Silva, José Aguiar, Leonardo Melo e Ariel Dacunha.

Eles falaram sobre a produção local e as 19 indicações de curitibanos ao Oscar dos quadrinhos em 2018.

Memorial de Curitiba

Localizado no coração do Centro Histórico, o Memorial de Curitiba pulsa a efervescência cultural da cidade. Com uma programação intensa e diversificada, no sábado (1º/9) pela manhã, o Salão Brasil recebeu a exposição O Passado é Outro País, do artista Gidi Gilam. A mostra faz parte do festival de arte SABRA criado em 2018, e se propõe a colocar Israel no circuito da arte contemporânea de Curitiba.

Na sexta, sábado e domingo, o Memorial também recebeu o Espetáculo de dança Fragilidade Humana, que estreou em Viena, na Áustria, em 2011. E no domingo, o Pavilhão Étnico, que contou com a apresentação alegre e contagiante dos grupos folclóricos grego Neoléa, Centro Espanhol do Paraná e Centro de Tradições Gaúchas 20 de setembro.

Ao som de canções tradicionais da música ídiche, o grupo Klezmorim trouxe seu show inédito que contou com a participação da cantora Karla Izidro no Teatro do Paiol. O gênero judaico tem influências dos ritmos brasileiros como frevo, choro, baião e xote.

Na Capela Santa Maria, o público pode conferir as apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, que homenageou os 60 anos de Harry Crowl e os 90 anos de Edino Kriger.

Os concertos, feitos na sexta-feira e no sábado, contaram com a regência de Márcio Steuernagel e participação de Fernando Cordella (cravo) e Gabriel Schuartz (flauta). Os músicos do concerto transformaram a apresentação em um momento especial ao oferecerem flores aos dois grandes compositores contemporâneos.

O que teve no fim de semana

- Espetáculo First Breath no Teatro do Paiol

- Oficina de dança Gesto, Percepção e Presença com Dani Lima (RJ) na Casa Hoffmann

- Daniel Migliavacca Quarteto no Conservatório de Música Popular Brasileira

- Espetáculo Espalhafatos no Circo da Cidade Lona Zé Priguiça

- Portão Cultural teve show com clássicos de música caipira

- Teatro do Piá com o espetáculo O Cirandeiro

- TUC teve Canja de Viola com apresentação de 25 duplas sertanejas

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar