25.08.2010Galeria do TUC ganha espaço da arte urbana

A Galeria Júlio Moreira, conhecida por abrigar o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), transforma-se a partir do próximo domingo (29) num novo complexo cultural com a inauguração do Espaço da Arte Urbana e da nova sede do Clube de Xadrez Erbo Stenzel. A inauguração será às 11h, com a abertura da primeira intervenção no Espaço da Arte Urbana, feita pelo artista Olho Wodzynski, e com uma simultânea de xadrez com os enxadristas Ernani Choma e Bolívar Gonzalez no Clube Erbo Stenzel.

A Galeria foi incluída, em 2007, no Plano de Revitalização dos Espaços Culturais da Prefeitura de Curitiba, implantado em 2005 e que já garantiu a renovação de mais de 25 espaços culturais da cidade. Localizada sob a Rua Nestor de Castro, a Galeria permite a ligação entre a região da Praça Tiradentes e o Setor Histórico. Pelo local passam diariamente milhares de pessoas.

O TUC foi a primeira unidade da Galeria a ser recuperada pelo programa de revitalização. O teatro passou a funcionar como espaço multiuso, dando atenção especial às apresentações de bandas de garagem, formadas por grupos musicais que integram a chamada arte urbana, segmento que inclui manifestações como grafite, street dance, entre outras. O Espaço da Arte Urbana e o Clube de Xadrez ocupam as salas que antes eram utilizadas como lojas comerciais.

Arte urbana - O Espaço da Arte Urbana não se caracteriza como um espaço expositivo formal. A ideia é que artistas convidados executem sua obra diretamente nas paredes da sala. Cada intervenção deverá permanecer em média 60 dias. Para a inauguração, o artista Olho Wodzynski, patrocinado pela empresa Serra Verde, fará a primeira intervenção artística no local. Olho é o autor da pintura do painel executado na bilheteria do Teatro Universitário de Curitiba, quando de sua reabertura em julho de 2008.

A iniciativa faz parte das ações de fomento e difusão da arte urbana promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba, que há 4 anos lança o edital Arte Urbana - Transporte Coletivo, viabilizado pelo Fundo Municipal da Cultura. Trabalhos dos artistas selecionados são exibidos por meio de plotagem na parte traseira dos ônibus que circulam na capital paranaense. Desde 2007, 29 artistas já foram contemplados e receberam recursos para realizar seus projetos. "Com a inauguração do novo espaço, abre-se mais uma opção para os artistas urbanos de Curitiba", explica Luci Daros, Diretora de Ação Cultural da FCC.

Clube de Xadrez - Destinado à prática do xadrez, este tradicional clube criado em setembro de 1979 retoma suas atividades numa das salas da Galeria, em parceria firmada entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar), que ficará responsável pela gerência do espaço. O clube será inaugurado com dois campeões do xadrez no Paraná - Ernani Choma (tetracampeão paranaense) e Bolívar Gonzalez (campeão paranaense).

Serviço:
Inauguração do Espaço da Arte Urbana e reabertura do Clube de Xadrez Erbo Stenzel – Intervenção do artista Olho Wodzynski e simultânea de xadrez com os campeões Ernani Choma e Bolívar Gonzalez.
Data: 29 de agosto de 2010 (domingo), às 11h
Local: Galeria Júlio Moreira – Largo da Ordem
Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar