18.07.2014Gabriel Schwartz cria Orquestra À Base de Sopro na Espanha

Enquanto a Orquestra À Base de Sopro de Curitiba (OABS) movimentava o público com um show de gafieira na Pedreira Paulo Leminski, no encerramento da FIFA Fan Fest, no último domingo (13), o regente assistente da OABS, Gabriel Schwartz, estava em Valência (Espanha) para um evento especial. O músico lançou naquele país o CD de uma orquestra criada por ele, com a mesma formação do grupo curitibano, recebendo elogios da crítica especializada.

O espetáculo aconteceu no Seagran's Jazz Festival del Palau de la Música, símbolo de originalidade musical na Espanha. Batizada de Orquestra À Base de Sopro de Sedajazz, a orquestra é resultado de um longo trabalho desenvolvido por Schwartz com o Sedajazz, grupo independente que reúne mais de uma centena de músicos profissionais, permitindo diferentes formações e múltiplos sons, sendo considerado uma das melhores e mais completas organizações europeias de jazz.

Schwartz levou para a Europa o sucesso da OABS curitibana, reconhecida como um dos principais conjuntos de música instrumental brasileira. Constituída por 17 instrumentistas – divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica com piano, guitarra, baixo, bateria e percussão –, a orquestra exibe sua versatilidade ao executar um repertório que abrange desde as bandinhas de coreto à música contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo.

A experiência bem sucedida da Orquestra À Base de Sopro de Sedajazz, agora traduzida no CD “Brasiliana”, conta também com a voz da curitibana Thais Morell, que desenvolve vitoriosa carreira artística na Espanha. No repertório estão composições e arranjos de Gabriel Schwartz, entre eles “Choro pro Zé”, “Só danço samba”, “For Hall”, “Deixa” e “Breque para mim”.

Classificada pelo jornal espanhol El País (http://ccaa.elpais.com/ccaa/2014/07/10/valencia/1404994393_799997.html) como “um sopro de ar tropical no templo da música clássica”, pela apresentação no Seagran's Jazz Festival, a Orquestra À Base de Sopro de Sedajazz, formada por músicos valencianos, possibilitará a divulgação de ritmos brasileiros pouco conhecidos fora de nossas fronteiras, como o tradicional choro.

O diretor – Graduado em Flauta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Gabriel Schwartz é regente assistente, saxofonista, clarinetista, flautista e arranjador da Orquestra À Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba – fundada em 1998 por Roberto Gnattali e atualmente dirigida por Sérgio Albach –, além de integrar o Trio Quintina, ao lado de Fabiano Silveira e Gustavo Schwartz, interpretando música popular brasileira como multi-instrumentista, compositor e cantor.

Gabriel Schwartz já dividiu o palco com grandes nomes da MPB, como Altamiro Carrilho, Nailor de Azevedo “Proveta”, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferraguti, Arrigo Barnabé, Vittor Santos, André Mehmari, Itiberê Zwarg, Laércio de Freitas, Alaíde Costa, Gabriele Mirabassi, Dimos Goudaroulis, entre outros.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar