24.03.2014Fundação Cultural recebe representantes da Gibicon para discutir a cena HQ da cidade

Na última quinta-feira (20), quadrinistas curitibanos e organizadores da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos – estiveram na sede da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em reunião com o superintendente da instituição, Igor Cordeiro, e com o Diretor de Comunicação, Diogo Dreyer, para definir os rumos do evento, que terá a sua próxima edição no segundo semestre de 2014.

Estavam presentes o coordenador geral da Gibicon, Fabrízio Andriani, a diretora de produção, Luciana Falcon, e os artistas Ibraim Roberson, André Caliman, Antonio Éder, Leonardo Melo e Fabrizio Andriani, também envolvidos no projeto. O encontro teve como propósito fortalecer e estabelecer a continuação do crescimento da Gibicon, que é um dos principais eventos de quadrinhos do país, e reúne quadrinistas do Brasil inteiro.

“Queremos estreitar a relação com estes quadrinistas e criar condições de ter um alcance ainda maior. Sabemos que a qualidade nas produções é muito grande, por isso, nosso interesse fazer com que o público tome maior conhecimento sobre estes artistas”, disse o Igor Cordeiro, sobre a reunião.

A grande vitrine da Gibicon este ano será a Copa do Mundo Fifa 2014, período no qual as atividades relacionadas com os quadrinhos serão intensificadas. Segundo Fabrízio Andriani, a Fundação Cultural está bastante receptiva com relação aos projetos idealizados para o crescimento do evento. “A parceria que estamos fechando será fundamental para nos aproximar do público curitibano e de turistas – que este ano terão grande circulação por aqui, por conta da Copa. Queremos que todos tenham mais acesso às obras feitas na cidade, e mostrar o altíssimo nível dos nossos trabalhos, que nada têm a perder para as produções de fora”.

Uma das iniciativas da FCC é a inclusão dos artistas na Fan Fest. “A ideia da realização de projetos durante a Copa servirá para viabilizar a aproximação, inclusive do ponto de vista comercial, desses produtos feitos na cidade com o público e, é claro, para reforçar a marca da Gibicon”, declarou o superintendente da FCC.

Para o artista Ibraim Roberson, será uma ótima oportunidade ter o trabalho dos quadrinistas vinculado a um evento tão grande quanto a Copa. “Será muito bom ter, junto com os outros produtores do evento e com outros artistas de Curitiba, a chance de mostrar a qualidade de quem está produzindo estas obras na cidade, que podem, sem a menor dúvida, serem consideradas de nível internacional”.

A Gibicon – É uma realização da Znort Editora em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. O evento recebeu, em 2012, o troféu HQMix na categoria Evento de 2012. O prêmio é entregue anualmente aos destaques dos quadrinhos e do humor gráfico, escolhidos por profissionais das áreas. No início do mesmo ano, a Convenção também ganhou o troféu Ângelo Agostini, que é uma das mais tradicionais premiações de arte sequencial do Brasil.

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar