Notícias
20.12.2013 Fundação Cultural promove alteração na Diretoria de Incentivo à Cultura
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, anunciou nesta sexta-feira (20) o nome da nova diretora de Incentivo à Cultura. Maria Angélica da Rocha Carvalho entrou em substituição a José Augusto Gemba Rando, que ocupou o cargo de abril a dezembro de 2013 e agora será o representante da FCC junto ao Ministério da Cultura. Rando será o responsável pelo desenvolvimento do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais articulado ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).
Maria Angélica da Rocha Carvalho ocupava a Diretoria Administrativa e Financeira da Fundação Cultural de Curitiba. Servidora de carreira da FCC, Maria Angélica tem larga experiência na área. Antes de ser diretora, exerceu funções de coordenação e assessoria na mesma diretoria. Nesse período foi presidente do Fundo Municipal da Cultura.
A Diretoria Administrativa e Financeira passa a ser exercida pela também servidora de carreira da FCC Sônia Rosana Zanetti, que até então respondia pela Chefia de Gabinete da Presidência. O novo chefe de gabinete de Marcos Cordiolli é Nivaldo Vieira Lourenço.
Para Cordiolli, a saída de Augusto Rando não altera os rumos tomados pela atual gestão na área de fomento à cultura, no sentido de implantar mudanças graduais para permitir maior transparência, agilidade e eficácia nos processos. “Além de colaborar na criação do novo calendário de editais para 2014, Augusto foi fundamental na definição desses rumos, nos ajudando a estabelecer um conjunto de regras que em pouco tempo vai trazer fluxos mais transparentes aos procedimentos, com redução de prazos e da burocracia do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura”, disse Cordiolli.
O presidente da FCC enfatizou o objetivo de fazer dos editais e dos programas de fomento instrumentos de política pública de cultura, e lembrou que não se faz política pública sem indicadores, daí a importância da função a ser assumida por Augusto Rando. “Esse é ainda um dos nossos grandes desafios. Precisamos identificar toda a cultura viva da cidade”, afirmou.
Sobre o SNIIC – O objetivo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de permitir o cadastro de informações atualizadas. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.
A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais.
Ao se integrar ao sistema nacional, o município de Curitiba também poderá oferecer serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores e outras informações relevantes de bens e serviços culturais, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados, além de maior controle social dos recursos.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe