Notícias
29.09.2010 Fundação Cultural na Bienal do Livro Paraná
Contações de histórias para crianças, palestras e outras atividades de incentivo à leitura serão promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba na 1ª Bienal do Livro Paraná, que acontece de 1º a 10 de outubro, no Estação Convention Center. A Fundação Cultural é uma das apoiadoras e participantes do evento, mantendo um estande onde divulgará os programas que desenvolve na área de literatura.
Durante a Bienal, o estande da Fundação Cultural de Curitiba terá sessões de contação de histórias e manterá um “cantinho da leitura”, onde qualquer pessoa poderá escolher um livro, se acomodar e ler por quanto tempo quiser. As contações de histórias estão agendadas para os dias 2, 4 e 5, às 13h, com a contadora Rosângela Rauen; dia 6, às 17h, e dia 7, às 12h, com o ator Elcio Di Trento. Também está no programa da FCC uma palestra com o escritor Otto Leopoldo Winck, que falará sobre “Literatura e crítica: encontros e desencontros”. A palestra será no dia 8 de outubro, às 19h, no auditório da Bienal.
“A cidade lançou este ano um grande programa literário, o Curitiba Lê, que tem como uma de suas estratégias fomentar projetos culturais de grande alcance, abrangentes e principalmente perenes. Assim não poderia deixar de apoiar um evento como a Bienal do Livro”, disse o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, que participa da mesa de abertura, nesta sexta-feira (1º), às 11h30.
O programa Curitiba Lê engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Para integrar o Curitiba Lê, todas as bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural foram transformadas em Casas da Leitura, cada uma homenageando um autor. No total são 13 espaços que têm como objetivo incentivar a prática da leitura e envolver a comunidade com o hábito de ler.
Também faz parte do programa a Estação da Leitura no Terminal do Pinheirinho, que funciona como posto de atendimento para empréstimo de livros, feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar o endereço. Além disso, integram o Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, cursos, oficinas literárias, rodas de leitura e contação de histórias.
Serviço:
Fundação Cultural de Curitiba na 1ª Bienal do Livro Paraná
Local: Estação Convention Center
Sessões de contação de histórias - dias 2, 4 e 5, às 13h, dia 6, às 17h, e dia 7, às 12h.
Palestra com Otto Leopoldo Winck - dia 8 de outubro, às 19h
Programação completa no site : www.bienaldolivroparana.com.br
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba