Notícias
01.04.2013Fundação Cultural lança edições digitais dos Anuários de Teatro
A Fundação Cultural de Curitiba publica em sua página na internet, a partir desta terça-feira (02), quatro edições dos Anuários do Teatro Curitibano, inclusive o de 2011, que é inédito.
Os Anuários de Teatro, elaborados pela Fundação Cultural de Curitiba, são uma importante referência das artes cênicas na capital, pois registram tudo o que foi levado aos palcos da cidade, com sinopses, fotografias e ficha técnica completa dos espetáculos e prêmios recebidos. A edição de 2011 reúne 67 espetáculos profissionais e 117 não profissionais, num volume de 212 páginas.
As informações são de responsabilidade dos próprios produtores, que tiveram um prazo para encaminhá-las por e-mail à Coordenação de Teatro da Fundação Cultural. Os produtores preencheram uma ficha padrão e enviaram duas ou três fotografias dos espetáculos. Ficou a cargo da Coordenação de Teatro fazer a conferência e a edição do material. O período de envio das informações foi amplamente divulgado e, por isso, o coordenador de Teatro da Fundação Cultural, Clóvis Severo, acredita que a publicação é um retrato fiel das encenações de 2011.
De acordo com Clóvis Severo, ano a ano os próprios grupos estão entendendo a importância de integrar o anuário. “Ele é o único registro histórico da produção teatral curitibana”, afirma. Por meio de uma análise das edições, é possível reconhecer o crescimento em número e qualidade das encenações. Vemos que a produção não profissional tem crescido muito e que os grupos profissionais estão tendo uma ascensão qualitativa, confirmada pelas premiações que estão conquistando nacionalmente. Fica evidente que a nossa produção está se qualificando”, analisa.
Os arquivos digitais dos Anuários do Teatro Curitibano podem ser acessados pelo site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br). Clique em "expand" para ampliar as publicações.
Anuário – 2011
Anuário – 2010
Anuário – 2009
Anuário – 2008
Autor: Assessoria de Imprensa FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba