31.08.2017Fundação Cultural de Curitiba promove encontro com realizadores de eventos em Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba realizou na tarde desta quarta-feira (30/08) um simpósio com produtores culturais da cidade. O objetivo do encontro, realizado na Capela Santa Maria, é estreitar o diálogo com os realizadores de eventos que contam com o apoio da Fundação e, em conjunto, estudar uma forma para que a instituição possa otimizar essa parceria.

O encontro teve a participação de aproximadamente 50 pessoas, dos mais variados segmentos, como dança, teatro, literatura, cultura geek, artes visuais e design. O simpósio foi apresentado pelo diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza. O presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Marino Jr, fez uma explanação sobre o case de Edimburgo, onde a realização de eventos tornou-se uma matriz econômica. A partir dessa estratégia, a capital escocesa passou a ser mundialmente reconhecida como a cidade dos festivais.

De acordo com Beto Lanza, o propósito desse primeiro encontro foi ouvir mais do que falar. Para ele, o grau de adesão foi relevante. “A gente teve aqui um quórum muito bom. Os realizadores de festivais inicialmente aderiram a esse chamado para começarmos a organizar o calendário de eventos que serão apoiados pela Fundação Cultural em 2018. Essa adesão, esse interesse e o nível da conversa foram surpreendentes neste sentido”, avalia.

A proposta da Fundação é começar um movimento de discussão e reflexão sobre novas estratégias para o desenvolvimento cultural da cidade, a partir do que esses realizadores já fazem e com a Fundação Cultural dando um suporte melhor. “A estruturação do calendário é o primeiro passo. A partir do resultado dessa sistematização poderemos propor novas ações. Por exemplo, uma linha de comunicação que ative todo o circuito, ou uma parceria estratégica com o turismo, no sentido de promover um calendário de turismo cultural; ou ainda, alguma linha de financiamento específica nos pontos de convergência entre esses festivais, para otimizar e democratizar o recurso, e uma série de outras ações que a gente pode decidir nesses encontros que começaram hoje”, explica o diretor.

No encontro, foi proposto que se realize uma nova conversa nos próximos 15 dias com objetivos mais definidos, como a criação de um questionário básico com informações relevantes para o segmento, além da criação de um comitê da sociedade civil, formado por esses organizadores, para que o trabalho seja permanente.

Manuela Leão, organizadora do Festival Literário Litercultura, participou do encontro e o destacou como uma oportunidade de fortalecimento cultural da cidade. “Acho uma iniciativa muito importante. As estratégias foram um ponto importante abordado aqui. Como imagem, fortalece Curitiba e dá uma ideia de que a cidade valoriza a cultura. Também acho bacana esse alinhamento com outras áreas, como o turismo. Creio que há uma grande chance de potencializar uma imagem cultural da cidade”, afirma.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar