21.05.2020 Fundação Cultural de Curitiba divulga relação dos classificados do Edital FCC Digital

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou nesta quinta-feira (21/5) a relação dos projetos classificados no Edital nº 013/2020 – Programa FCC Digital. Serão selecionados 300 projetos de um total de 507 inscritos. Cada um receberá o valor de R$ 1.500,00 pela divulgação de seus conteúdos audiovisuais nas redes sociais da FCC. As propostas não classificadas têm prazo de 5 dias corridos para apresentar recurso.

Neste edital, a Prefeitura de Curitiba investiu R$ 450 mil. O objetivo é apoiar os trabalhadores da cultura impactados pelo cancelamento de espetáculos e fechamento de espaços culturais e, ao mesmo tempo, oferecer produtos culturais para a população via internet, especialmente durante o período de isolamento social de enfrentamento do coronavírus.

“O setor cultural é uma das áreas que mais sofre com as medidas de distanciamento social. Sabemos que será uma das últimas a retomar suas atividades. Esse edital foi uma das estratégias encontradas para minimizar os impactos junto aos trabalhadores do setor cultural. Continuamos buscando alternativas que contribuam com os profissionais da cultura no enfrentamento desse grave momento de pandemia”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Recursos

Na avaliação, as propostas passaram por duas etapas – uma de verificação da documentação exigida pelo edital e outra de análise de mérito.

Os proponentes cujos projetos não foram selecionados têm prazo de cinco dias corridos, a contar da data da divulgação dos classificados, para apresentar recurso diretamente no Sisprofice. Portanto, até o dia 26 de maio, terça-feira. Cabe recurso quanto à desclassificação ou revisão de pontuação.

A deliberação sobre os recursos interpostos será divulgada em edital no Diário Oficial do Município, no site e nas redes sociais da Fundação Cultural. Após análise de recursos e publicação do edital de resultado final, os contemplados deverão assinar o Termo de Apoio e Cooperação, destinado a viabilizar o repasse do recurso financeiro.

Diversidade

De acordo com o diretor artístico da Fundação Cultural, Edson Bueno, que preside a Comissão Especial de Chamamento Público, além da sua importância social, o Edital FCC Digital proporciona o contato com uma diversidade de ideias, formas, narrativas e linguagens da arte curitibana.

A maior parte dos projetos é da área de música (33,94%), seguido de cinema (17,73%), teatro (15,59%), artes visuais (10,39%), literatura (9,48%), dança (3,66%), videoaula (3,66%), circo (2,75%), manifestações culturais tradicionais (1,52%) e patrimônio (1,22%).

“Temos, como as inscrições e os classificados podem demonstrar, talento de sobra para preencher nosso espírito com arte, inteligência, profundidade e beleza. Que os tempos que virão nos permitam compartilhar tanta criatividade e a esperança que essas obras representam ajudem a amenizar essa fase”, declarou Bueno.

Para o diretor de Ação Cultural, Beto Lanza, o edital mostra a necessidade de adaptação do setor a uma nova realidade. “Estamos atentos a este momento singular da nossa história, e por conta das urgências mudamos uma chave na forma de fazer ação cultural. Assim, praticando a escuta sensível, procuramos dar respostas às expectativas da comunidade cultural”, destacou Lanza.

RELAÇÃO DOS CLASSIFICADOS