18.09.2014Fundação Cultural colabora com campanha para remição de pena pela leitura

O coordenador de Ações Culturais da Fundação Cultural de Curitiba, Getúlio Guerra, e o poeta e servidor da FCC, Luiz Carlos Brizola, participaram na noite de quarta-feira (17) do lançamento da campanha “Livros da Liberdade – Remição da Pena pela Leitura”, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná. A Fundação Cultural está colaborando com a campanha, doando obras editadas por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O presidente da FCC, Marcos Cordiolli, também doou obras do seu acervo pessoal.

A participação de Brizola foi uma das atrações culturais da solenidade. O poeta declamou três poemas de sua autoria que têm como tema a liberdade. O lançamento contou também com a presença da cantora e advogada Luciana Worms e do jornalista e crítico de cinema Marden Machado, que levou para exibição o curta-metragem “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado.

A campanha visa arrecadar livros para compor as bibliotecas dos presídios da Região Metropolitana de Curitiba e atender os presos do programa de remição de pena pela leitura. O preso integrante das ações do programa fará a leitura de um livro e irá elaborar um relatório ou resenha a cada 30 dias, o que permitirá reduzir quatro dias de pena. A remição da pena pela leitura está prevista em lei e é um dos mecanismos de ressocialização dos presos. Inicialmente, o projeto atenderá as unidades da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1 e PEP 2), a Penitenciária Central do Estado, a Penitenciária Feminina do Paraná e o Complexo Médico Penal.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar