Notícias
05.11.2018Flora brasileira é retratada em exposição de Ilustração Botânica
Artistas que se dedicam à arte botânica exibem seus trabalhos na mostra que abre na próxima quinta-feira (08/11), às 19h, no Memorial de Curitiba. A exposição “Ilustração Botânica: plantas brasileiras”, que ocupa o Salão Paranaguá, reúne 77 obras feitas em aquarela e lápis de cor, que retratam a flora brasileira.
Os trabalhos são de 17 artistas do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, que além do registro também buscam a conscientização sobre a necessidade de preservação das espécies nativas, especialmente as ameaçadas de extinção.
As obras expostas fizeram parte dos calendários editados pelo Centro desde sua fundação, em 2000. A curadoria é de MCeline Delespinasse Bini e Cristina Maria Klas. No evento será lançado também o Calendário 2019 da entidade, com ilustrações da flora presente na região dos Campos Gerais.
Participam da exposição os ilustradores: Alessandro Cândido, Ana Deliberador, Carolina Calomeno, Diana Carneiro, Edith B. L. Borio, Ester Vasconcellos, Fátima Bini Esquinazi, Fatima Zagonel, Laís Felippu Pinto, Maria da Penha Passos, Maura Lúcia R. Piccoli, Neusa Gural Fedato, Raul Böing, Rosane Quintella e Simone Ribeiro.
O Centro
O Centro de Ilustração Botânica do Paraná é uma entidade de caráter sócio-cultural e educativo, de iniciativa privada e sem fins lucrativos. Ele reúne artistas que se dedicam à Arte Botânica, estimulados pela ideia de contribuir para o registro da flora brasileira. O grupo se reúne semanalmente para encontros e cursos de iniciação e aperfeiçoamento na arte da ilustração botânica.
Por meio dos calendários que edita desde que adquiriu sua sede própria, em 2000, busca manter viva essa atividade artística, oferecendo serviços especializados de ilustração em cores (aquarela) e em preto e branco (grafite e bico-de-pena) para a área científica e comercial.
Serviço
Mostra “Ilustração Botânica: plantas brasileiras”
Abertura: 08 novembro 2018 (quinta-feira), às 19h
Local: Memorial de Curitiba – Salão Paranaguá (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
Visitação: até 03 fevereiro 2019.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: FCC
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas